Prefeitura de Jequié contesta matéria de radialista sobre a escola Joana Angélica em Itajuru

Visite nosso Instagram

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Festa de Santo Reis em Jequié: As Pastorinhas e o Boi Mimoso.



As festas populares como já diz o próprio nome vem do povo. Isso foi o que aconteceu na noite desta segunda-feira (06/01), Dia de Santo Reis, na Praça Ruy Barbosa. O grupo de reisado “As Pastorinha”, pertencente  a família do cantor Rosy e Banda, há cerca de 80 anos tem contribuído com a cultura popular dos jequieenses, mantida por devoção.
Centenas de pessoas foram surgindo de várias parte da cidade, a exemplo de Maria Lima, moradora da antiga rua do Fósforo, no Mandacaru, informou que todo ano ela vem a praça, nesta época para ver o bumba-meu-boi e as cantigas de Santo Reis. “É uma tradição que me causa muita emoção, as musicas, o toque do tombo, a melodia isso me arrepia, me comove”, disse.
O musico Claudinho dos Oito Baixos um dos membros e devoto a Santo Reis, disse que “As Pastorinhas e o Boi Mimoso já é uma tradição que sua familiar  vem cultuando há mais de 80 anos. “ A importância do movimento é  a necessidade de outras pessoas devotas ou não em está multiplicando esta arte que precisa ser cultuada sem que se torne uma iniciativa mercadológica mais sim popular, a contribuição deve vim do povo, dos admiradores que faz a contribuição, doando o que o coração manda”, salientou.
A prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura contribuiu com a sonorização e suporte técnicos e desde o mês de dezembro, um presépio com personagens dos Santos Reis em tamanho gigantes enfeitam a Praça Ruy Barbosa.