Veja matéria no IGTV no rodapé da página sobre a Barragem da Pedra, que estará soltando cerca de 500m³/s de água até quarta-feira

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 14 de março de 2014

Jequié: Inauguração do Galpão do PAA



Foi inaugurado na manhã de sexta-feira (14), o Galpão do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal em parceria com a Prefeitura. O Galpão fica localizado na Rua Newlton Costa Brito, fundos do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

A Prefeita Tânia Britto disse que o PAA é um Programa muito importante para Jequié. “Este projeto do Governo Federal veio para beneficiar as instituições que trabalham diretamente com pessoas que necessitam de apoio para terem uma alimentação com mais qualidade. Em nosso município o PAA tem trazido grandes benefícios, tem colaborado para que as crianças e os idosos, principalmente,  tenham uma alimentação mais rica e mais equilibrada e tem garantido que os produtores rurais não percam a sua produção. O programa cria um canal formal para a comercialização da produção da agricultura familiar gerando trabalho e renda”, ressaltou a prefeita.


De acordo com o Secretário Marcelo Aguiar, o Programa de Aquisição de Alimentos promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Secretário também destacou que os produtos são comprados dos agricultores por um preço justo e destinados para a alimentação de escolas públicas, creches, entidades de apoio aos idosos, hospital, delegacia municipal e demais instituições de assistência social.
Finalizando a solenidade, a Prefeita Tânia Britto, juntamente com o Secretário Marcelo Aguiar e o Gerente do Banco do Brasil, Marcos Gusmão entregaram ao Produtor Rural Noé Carlos, representando todos os produtores rurais atendidos pelo Programa, o cartão do benefício do PAA.
O Gerente Marcos Gusmão disse que considera uma ousadia positiva a da Prefeitura, que estendeu o benefício. “É sem dúvida um desafio ousado o assumido pelo Município, que nesta ocasião demonstra o empenho em atender os pequenos produtores. Sabemos que a maior dificuldade do produtor não é produzir e sim comercializar o seu produto. E a prefeitura dá demonstrações concretas de que está tornando isso mais fácil. O Banco do Brasil é parceiro do Município e esperamos que possamos atuar juntos em muitos outros programas”, disse o Gerente.
O Produtor Rural Noé Carlos disse que o benefício é um marco importante da atual administração. “Antes havia maior dificuldade de a gente chegar até os programas. Mas a atual administração está mais próxima da gente e este programa que mais do que dobrou o número de agricultores é prova disso. Ficou mais fácil participar. Tivemos um suporte da Secretaria de Agricultura e hoje estamos aqui recebendo o cartão para o repasse do valor. Essa renda sem dúvida vai ajudar muita gente que estava sem perspectiva para melhorar de vida”, ressaltou o Produtor.
Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios.