Veja matéria no IGTV no rodapé da página sobre a Barragem da Pedra, que estará soltando cerca de 500m³/s de água até quarta-feira

Visite nosso Instagram

terça-feira, 25 de março de 2014

Universidade para Todos abre inscrições para o cursinho pré-vestibular


Alana dos Santos Barbosa, 17 anos, concluiu o ensino médio no ano passado, mas nas próximas semanas já vai assumir uma rotina diferente: a de aluna do curso de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba).  A jovem é egressa do pré-vestibular social Universidade para Todos, oferecido gratuitamente pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), que inscreve a partir de hoje e até terça-feira (1º de abril) para 21.785 vagas na Bahia — 3.050  delas  em Salvador.

“O curso contribuiu bastante, porque era uma coisa a mais, um reforço a mais que eu tinha, além da escola. As aulas eram legais, às vezes não tinha aula, mas era bem raro. Os professores ainda eram estudantes das faculdades”, disse Alana, que estudou no Colégio Estadual Professora Elizabeth Chaves Veloso, no Cabula VI. 

Além de Arquitetura, a jovem foi aprovada em mais dois cursos: Nutrição, também na Ufba, e Urbanismo, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter concluído o ensino médio em escola pública ou estar cursando o 3º ano do ensino médio regular ou 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio na rede pública da Bahia. Em seguida, é só se inscrever no site do programa (www3.sec.ba.gov.br/sisec/universidadeparatodos) e cruzar os dedos. 

Há vagas em 178 municípios do estado. Em Salvador, 28 locais, entre escolas, associações de bairro e departamentos da Uneb abrigarão as aulas, que começam no dia 22 de abril e seguem até 19 de dezembro.

Com relação ao ano passado, o número de vagas em Salvador caiu de 3.550 para 3.050. O secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, explica que o projeto tem uma importância social maior em áreas remotas. 

“Nós estamos melhorando o ensino médio, já com um trabalho focado também em interdisciplinaridade. Em áreas remotas, ele (o pré-vestibular social) tem uma importância maior do que aqui em Salvador, onde as possibilidades são maiores”, disse.

Disciplinas
As aulas são presenciais, com carga horária de 25 horas semanais. A grade curricular é formada pelas disciplinas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além de História e Geografia. Os responsáveis pelas aulas são monitores, que podem ser alunos de graduação ou pós-graduação de universidades estaduais ou federais, escolhidos por meio de edital.

Os estudantes selecionados recebem material didático e fardamento gratuitamente. São quatro módulos distribuídos para os estudantes, mas é possível acessar o mesmo material em PDF através do site da SEC (www.educacao.ba.gov.br). Outro benefício é a isenção da taxa de inscrição nos vestibulares das estaduais para aqueles que tiveram, no mínimo, 75% de frequência nas aulas.
 
Universidades
As aulas do pré-vestibular gratuito são coordenadas por cinco universidades parceiras: a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Fonte: Correio da Bahia.