segunda-feira, 16 de junho de 2014

Programa Saúde em Movimento realiza revisão de pacientes em Jequié



Aproximadamente 2.600 pessoas de Jequié e região, que foram submetidas à cirurgia de catarata no Programa Saúde em Movimento, realizada no mês de maio, em Jequié, participam de hoje (16) até quarta-feira (18), da revisão pós-operatória.
O atendimento está acontecendo no Centro de Saúde Almerinda Lomanto, bairro Joaquim Romão, com uma equipe de 3 profissionais oftalmologistas do Saúde em Movimento e apoio logístico da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié. “Estamos mais uma vez dando apoio a esse programa estadual que vem ajudando muitas pessoas, principalmente os idosos que sofrem com a catarata. É uma demanda antiga e graças a parceria entre Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) e Prefeitura, conseguimos atender a população”, explicou o Secretário de Saúde, Dr. Ivanilton Cerqueira.

A maioria das pessoas que passaram pelo procedimento dependia da retomada da visão para voltar a desempenhar as atividades, sejam elas domésticas ou profissionais.
O problema na visão da dona de casa Maria Vilma Santos, 67 anos, foi corrigido poucos dias após ela saber que o Saúde em Movimento, estaria em Jequié. Pouco mais de um mês após ser operada, ela afirmou que o resultado foi um sucesso. "Uma das coisas que eu mais queria na vida era voltar a enxergar. Estou enfiando até linha na agulha, voltei a fazer os bordados, e vou comemorar esta benção dançando muito forró".
O Saúde em Movimento é um programa com a finalidade de levar serviços de saúde para os moradores de cidades do interior baiano. Desde 2009, o projeto já realizou 65 mil cirurgias de catarata, beneficiando pessoas em mais de 350 municípios. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem carências assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.
A representante da SESAB, Eva Borges, agradeceu o apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde e alertou sobre a importância deste procedimento. “A revisão faz parte do procedimento médico pra que tudo ocorra bem com a visão do paciente operado. Agradecemos à Prefeitura de Jequié e toda a equipe da Secretaria de Saúde pelo apoio dispensando na realização desta ação.”