quinta-feira, 26 de junho de 2014

Trido em louvor a São João pode torna tradição em Jequié




Após 11 dias de festa e muita animação o São João de Jequié 2014 chega ao seu último dia. No início da noite desta terça-feira, 24 de junho, dia em que se comemora o nascimento de João Batista, aconteceu na Praça Rui Barbosa “Vila São João”, a Missa em louvor a João Batista com o tema “João Batista – Ensina-nos a caminhar e preparar os caminhos do Senhor”.
Os cânticos deram início a celebração, o Padre Leo, em sua mensagem enfatizou a importância de se seguir os ensinamentos de João Batista, para o padre “a trajetória de João ensina a seguirmos os caminhos e os mandamentos de Jesus Cristo”.
Para Dona Marlene Soares, 65 anos, “a Festa de São João é comemorada em muitos lugares, e nem em todos é apresentado o verdadeiro sentido da comemoração, entretanto, aqui em Jequié presenciamos o cuidado dos organizadores em preservar as tradições e o verdadeiro sentido do São João”.
Carlito Souza Guimarães, 30 anos, afirmou que “a missa ajudou a mostrar a todos o significado das homenagens a João Batista”.
O secretário de Cultura e Turismo, Sergio Mehlem, ressaltou a importância de ser introduzida a parte sacra nos festejos juninos. Para Mehlem “juntar o sacro e o profano é expressar de forma completa as homenagens ao santo católico”.
O padre Leo convidou a todos a seguirem em cortejo com a Cruz, a imagem e o mastro de São João  até a porta da Catedral de Santo Antônio. Cerca de 200 pessoas acompanharam a procissão ao chegarem a frente da Matriz todos foram abençoados pelo Padre Leo.