quinta-feira, 31 de julho de 2014

II Congresso de ACS e ACE reúne agentes de Jequié e região





Teve início na manhã desta quinta-feira, 31 de julho, no Centro de Evangelização e Unidade - CEU, o II Congresso do Sind-ACS/ACE de Jequié e Região. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combates a Endemias (ACE) com apoio da Prefeitura Municipal de Jequié. 
O evento marcou a comemoração do 22º aniversário dos ACSs no Brasil e 18º em Jequié. A cerimônia de abertura contou com as presenças da prefeita de Jequié Tânia Britto, do Secretário Municipal de Saúde Dr. Ivanilton Cerqueira, da presidente do Sind ACS/ACE, Josineide Jesus da Silva, da presidente do Sind ACS/ACE Nordeste I do Vale São Francisco, Maria Aragão, do representante da Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil – CTB, Valdir Emanoel, do representante do Fórum Sindical, Josivaldo de Jesus Gonçalves, do representante da Santa Casa, Dr. Lincon Góes, além de agentes de Saúde e endemias de Jequié e Região. 
Para a prefeita Tânia Britto “não existe distância quando se tem compromisso” ressaltou a importância dos agentes no controle de doenças endêmicas “doenças como a cólera e a Dengue foram controladas por causa do trabalho Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combates a Endemias”, concluiu. 
O secretário de Saúde, Dr. Ivanilton Cerqueira, parabenizou os agentes pelo congresso e pontuou a importância das ações em campo.  “O trabalho dos agente é de extrema importância para a sede e para a zona rural do município”, reconheceu. 
O Congresso dos ACSs e ACEs continua até amanhã, 1º de agosto, com debates e palestras com temas relevantes a classe, como: Saúde do trabalhador; Atualidade do Mundo do Trabalho; A Importância do Plano de Cargos e Carreiras; e Piso Salarial.  
Josineide Jesus Silva afirmou que “os ACSs e os ACEs estão nas comunidades somando esforços em busca de melhorias para a saúde pública”.