quinta-feira, 10 de julho de 2014

Jequié ganha Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)


A Prefeitura Municipal de Jequié e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta quinta-feira (10), no Gabinete da Prefeita Tânia Britto, o Termo de Compromisso que garante os recursos para construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Modelo II. Participaram da solenidade, a prefeita Tânia Britto, secretário de Governo Marcelo Aguiar, secretário de Esporte e Lazer Jairo Rodrigues, secretário de relações institucionais e Comunicação Social Emanoel Andrade e os representantes da Caixa, Juary Lemos de Melo (Gerente Geral), Orlando Amancio de Oliveira Junior (Gerente de Atendimento) e Evelyn Amorim Silva (supervisora).
O termo define que a Caixa será o órgão interveniente entre município e Ministério do Esporte, repassando os recursos para a implantação do Centro. O valor da obra é de R$ 3 milhões e 500 mil reais.

O CIE será construído na Rua Antônio de Jesus Pereira, bairro Pompílio Sampaio, em um terreno com área de 3.500 m². O Modelo II é composto de um Ginásio Poliesportivo, com arquibancada para 195 pessoas; uma Área de Apoio, com Administração, Sala dos Professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público e uma quadra externa descoberta.
O Centro de Iniciação ao Esporte tem a proposta a iniciação e aprimoramento da prática esportiva por parte de crianças visando a retirada da situação de vulnerabilidade, criando condição para que no futuro o município tenha atletas competindo em eventos nacionais e estaduais.
Para o secretário Jairo Rodrigues, o projeto é a realização de um sonho, “emoção, esta é a palavra que resumo esta conquista para o município de Jequié”.  O representante da pasta anunciou ainda outros investimentos para o esporte municipal, como; a cobertura das quadras nos bairros da cidade, academias em quatro praças esportivas, iluminação de dois campos de futebol, recuperação do vestiário do campo do “Quina Pra lua”, no Mandacaru e Elza Leone, campeonato de campo e o regional em parceria com a liga, este ano com inovação do sub 17 e a copa de quadra e a criação de espaços para a prática do Slacklaine.
A prefeita Tânia Britto, destacou a importância da criação do Centro de Iniciação ao Esporte como um projeto de cidadania plena, uma estrutura para integrar nossos talentos levando saúde aos jovens. “Vamos ter um espaço estruturado para que nossas crianças, adolescentes e jovens possam desenvolver seus potenciais”, concluiu.  
O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do CIE no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), sendo o maior programa de infraestrutura para iniciação esportiva.
O CIE é um equipamento multiuso para identificação de talentos e formação de atletas, com ampliação da oferta de instalações esportivas públicas com requisitos oficiais, incentivo à prática esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social, estímulo ao desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento nacional. São 285 unidades, em 263 municípios. Todos os Estados como pelo menos uma unidade: 8% Centro-Oeste (22 unidades), 10% Norte (28 unidades), 13% Sul (38 unidades), 29% Nordeste (82 unidades) e 40% Sudeste (115 unidades).
No Centro, serão desenvolvidas 13 modalidades esportivas olímpicas: Atletismo, Basquetebol, Boxe, Handebol, Judô, Lutas, Tênis de Mesa, Taekwondo, Vôlei, Esgrima, Ginástica Rítmica, Badminton e Levantamento de Peso; 06 Paraolímpicas: Esgrima de cadeira de rodas, Judô, Halterofilismo, Tênis de Mesa, Voleibol Sentado e Goalball e 01 Não Olímpica: Futebol de Salão.