DECEPCIONADOS E TRISTES, MORADORES RECLAMAM DA QUALIDADE DO ASFALTAMENTO DO AMARALINA, DIZ JORNALISTA

Visite nosso Instagram

sábado, 4 de outubro de 2014

O asfalto melhora a qualidade do tráfego em Jequié










A chegada do asfalto a vários bairros de Jequié vem mudando a vida de milhares de moradores. O fluxo de veículos e pedestres torna-se mais seguro e eficaz. O trânsito se torna mais organizado, evitando acidentes e manutenções periódicas nos veículos.

Nesta primeira etapa que faz parte do pacote realizado em parceria com o governo do estado, através da CONDER, o asfalto chega às seguintes vias:Travessa Costa Brito, Ruas Francisco Alves Meira, Praça Arthur Alves Pereira, Nestor Ribeiro, Entorno da Praça da Bandeira (Largo), Rua D. Pedro II, Leonel Ribeiro, Apolinário Paliteiro, na região do Jequiezinho, Rua Cel. Erotildes Soares, Rua Joaquim Lobo 2, Praça Antônio Félix de Brito – Corpo de Bombeiros, Av. José Moreira Sobrinho (acesso à prefeitura), Rua Francisco Alves Meira, Praça Arthur Alves Pereira, Rua Nestor Ribeiro, Entorno da Praça da Bandeira (Largo).

Os benefícios do asfaltamento vão além. O aposentado José Orlando comemora o sumiço da poeira na casa dele após o asfalto. “Nossa vida mudou radicalmente. Faz dois dias que a minha varanda está limpa e eu gasto bem menos água e energia para limpar. Enchia de barro quando a gente entrava ou estacionava carro e moto”, lembra.

A dona de casa Vanda Barbosa também percebe melhorias em relação à redução da sujeira e já pensa em mudar a cor da casa: “Antes, eu não podia pintar nem ter nada branco em casa. Agora posso colocar um ‘branquinho’, isso é muito bom. Dá aquele aspecto de conservação e de limpeza”.

A costureira Guilhermina Santos diz que há muito tempo os moradores esperavam pelo asfalto da rua. “Foram 34 anos de espera, que agora acabou", diz aliviada.

Pra Maria do Carmo, o maior problema eram as complicações respiratórias por causa do excesso de poeira da rua. Agora, ela já respira melhor.

É com depoimentos como estes que os moradores das localidades contempladas pelo asfaltamento reconhecem e valorizam a importância desse grande investimento. Foram aplicados 69 mil m² de asfalto nas vias de Jequié, um investimento de mais de R$ 3 milhões.

As famílias também buscam investir em seus imóveis para acompanhar o nítido desenvolvimento do município. É o caso do pedreiro Manoel Sampaio que está fazendo a calçada em frente a casa onde mora com a família. Deficiente físico, o pai de Manoel, com 65 anos, só se locomove sobre uma cadeira de rodas. Agora, a acessibilidade do idoso está garantida.

E vem mais por aí

Já está definida mais uma etapa de pavimentação asfáltica em Jequié, com a cobertura de 21 ruas, um total de 45 mil m². Desta vez, é a Prefeitura Municipal de Jequié que vai arcar com o investimento de R$ 1,454 milhão. A empresa responsável pela pavimentação é a Rali Construções, a mesma que recentemente pavimentou 69 mil m² de ruas em Jequié através da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da CONDER. Com isso, em poucos meses, Jequié passa a ganhar 114 mil m² de ruas asfaltadas, uma importante conquista para os moradores.

Nesta nova etapa, a pavimentação asfáltica abrange as seguintes vias urbanas: Rua Antônio Orrico (Campo do América); Praça Juracy Magalhães (Jequiezinho); Rua Professora Virgínia (Jequiezinho); Rua Felicissimo J. Silva (Jequiezinho); Rua João Mangabeira (Centro); Rua Damião Vieira (Centro); Praça Joaquim Nabuco (Campo do América – Em frente ao Hospital ); Rua Jornalista Fernando Barreto (limite de bairro: Campo do America / Centro); Rua João José Duarte (Joaquim Romão); Rua São Bernardo, incluindo acesso até a feirinha (Limite de bairro: Caixa D'água / São Luiz); Avenida de acesso ao Conjunto Habitacional Parque das Algarobas (Bairro Pompílio Sampaio); Avenida São Bernardo (Caixa D'água), Rua Monte Branco (Caixa D'água); Rua Itagi – Primeiro trecho (Caixa D'água), Rua Itagi – segundo trecho (Caixa DÀgua); Trav. Tote Lomanto (Joaquim Romão); Rua Siqueira Campos (Joaquim Romão); Rua Desembargador Andrade Teixeira (Joaquim Romão); Rua Jacobina de Brito (Joaquim Romão); Rua Idelfonso Guedes (Pompilho Sampaio); e Rua Francisco Alves Meira (Centro).