Jequié: Inscrições para cursos gratuitos do Programa Desenvolve Jequié 0800 071 1710

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Palestra sobre o Dia Mundial do Diabetes


No dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Estratégia de Saúde da Família, Hosannah Michelli, localizada no Prodecor, bairro do Mandacaru realizou na manhã desta sexta-feira (14/11), palestra educativa para marcar a data.
A ESF Hosannah Michelli realiza o acompanhamento dos pacientes através do programa de Iperdia, desde 2013, voltado para hipertensos e diabéticos. São realizados consultas, e acompanhamento mensal do controle da glicemia, pressão arterial, peso e altura.
Especialistas alertam, no Dia Mundial do Diabetes, que o excesso de peso e o sedentarismo são as principais causas do diabetes tipo 2, que atinge 90% das pessoas com problemas em metabolizar a glicose.
Estudos da Associação Americana de Diabetes mostram que uma pessoa pode reduzir as chances de desenvolver o diabetes tipo 2 em 58% dos casos, ao perder 7% do seu peso corporal e fazer 30 minutos de atividades físicas diariamente. Diabetes não tem cura, mas tem controle, mas as pessoas não podem deixar de tomar os medicamentos.
Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde, distribuiu aos pacientes portadores de diabetes, o “Kit Glicemia”, composto de um aparelho de Glicemia, duas fitas (tiras de exames), com 50 tiras cada uma, visando reduzir o numero de casos no município.