quarta-feira, 20 de março de 2019

Os bons exemplos sempre são copiados: Prefeito de Jequié recupera ônibus da saúde bucal


Com o objetivo de ampliar a oferta do atendimento de serviços odontológicos aos moradores das localidades mais distantes, predominantemente nas áreas rurais, e que, por conta da dificuldade de deslocamento, acabam não tendo acesso aos serviços de saúde, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, recuperou completamente a Unidade Odontológica Móvel do município, para atender a população vinculada ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural, o PACS-ZR.
A Unidade Odontológica Móvel, como é conhecida pelo Ministério da Saúde, é de uso exclusivo dos profissionais das equipes de Saúde Bucal, da Estratégia Saúde da Família (ESF), e serve de apoio para o desenvolvimento das ações e das atividades dessas equipes. A atual equipe de saúde bucal é composta por duas cirurgiãs-dentistas e por duas auxiliares de Saúde Bucal, todas com grande experiência no atendimento das populações residentes na Zona Rural.

Uma foto antiga vale mais que mil palavras Foto:Zenilton Meira
A Unidade, que é instalada num ônibus adaptado, é climatizada com ar condicionado e possui dois consultórios odontológicos modernos, independentes, que são equipados com a tecnologia necessária para a execução de tratamentos clínicos restauradores e preventivos da melhor qualidade. As equipes de Saúde Bucal desenvolvem um trabalho, mantendo total sintonia com os princípios e diretrizes definidos pela Política Nacional de Saúde Bucal, atuando para garantir as ações de promoção, prevenção e o atendimento básico às populações rurais, quilombolas, assentadas e em áreas isoladas ou de difícil acesso.
“Sabemos que ter acesso a tratamento odontológico ainda é difícil para quem mora distante da sede do município ou longe de alguma das nossas unidades básicas de saúde.  Com a restauração da Odontológica Móvel, que chamamos carinhosamente de ‘Odontomóvel’, vamos garantir a ampliação de atendimento odontológico para essas comunidades. Estamos muito felizes.”, destacou a coordenadora de Saúde Bucal, Lílian Rabelo.