RAMON FERNANDES APRESENTA SUGESTÕES AO PREFEITO ZÉ COCÁ DURANTE VISITA AOS BAIRROS KM 3 E KM 4

Visite nosso Instagram

terça-feira, 13 de agosto de 2019

VEREADORA LANINHA: COMENDA “DR. CELY DE FREITAS – CIDADE DE JEQUIÉ” A SRª NICE AGUIAR


De autoria da vereadora Joselane Ferreira – Laninha – a Câmara Municipal concederá a Comenda “Dr. Cely de Freitas – Cidade de Jequié” a senhora Nice Aguiar. A Sessão Solene será realizada às 18h30min da quinta-feira, dia 15.08.19. O Decreto Legislativo foi aprovado por unanimidade em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município.
Em sua justificativa, a vereadora destaca que a Senhora Cleonice Garcia Aguiar, uma mulher visionária, conhecida popularmente como Nice Aguiar, 84 anos, ex-funcionária pública dos Correios e Telégrafos, sempre foi uma mulher a frente do seu tempo. Nascida na Fazenda Bom Sem Farinha, localizada entre Jequié e Jitaúna, filha do Sr. Epaminondas Custódio e Antônia Garcia Ribeiro (in memoriam), uma família de 12 irmãos. Estudou nos extintos Colégio do Padre Ministro Spinola e no Instituto de Educação Régis Pacheco (IERP). Ainda jovem, aos 16 anos, começou a trabalhar na Agência dos Correios de Jequié quando conheceu seu esposo, o Sr. José Joaquim Amorim Aragão, ambos funcionários públicos do CTC e desse matrimônio nasceram os filhos Jussara e Jarbas. Ainda jovem, na década de 1940, quando veio para a cidade, já tinha uma visão de crescimento para Jequié. Tempos depois, já divorciada, conheceu o Sr. Carlos Aguiar Ribeiro, Juiz de Direito, filho de Jequié, com quem se casou e desse matrimonio nasceram os filhos Carlos, Patrícia e Eugênio, todos nascidos em Jequié. Ela tem 12 netos, 6 bisnetos, sendo a mais nova com 21 anos, estudante de Medicina.

“Quando administrava a Granja Pindorama e comandava mais de 50 funcionários, D. Nice visualizou naquela grande Fazenda um bairro que seria o bairro de expansão em Jequié e desse bairro Jequié cresceria em desenvolvimento econômico e social. Foi então que nasceu o empreendimento imobiliário, hoje concretizado bairro São Judas Tadeu”, destaca Laninha.
Na Sede da Fazenda, hoje funciona a Escola Dom e a FTC e a partir do crescimento do bairro existem outras escolas, padarias, supermercados, academias, lojas, dentre outros segmentos do comércio. Um bairro em crescimento gerando emprego e renda.
Dona Nice é uma grande benemérita. De acordo a vereadora Laninha, ela fez doações de terrenos e outras ações sociais importantes, entre elas estão:
Doação de terrenos para a construção da 5ª Igreja Quadrangular – Igreja construída na Rua Carlos Aguiar.
Inúmeros lotes para construção de casa na Rua Antonio Orrico, enfrente a antiga sede da Fazenda, e Mutirão São Judas Tadeu.
Vários lotes para construção para a Santa Casa
Três hectares para construção do Centro de Reabilitação da Santa Casa
Para a construção da Igreja São Judas Tadeu
Para a construção da Escola Carlos Aguiar Ribeiro
Para a construção do Posto de Saúde Antonio Astolfo
Para a construção do SESC
Quatro hectares para a construção da Faculdade FIEF
Doou terrenos no “Morre sem vela” para construção de casas para famílias de baixa renda.
Sonhos e projetos sociais e religiosos:
Para construir o Loteamento São Judas Tadeu, tomou empréstimo para que seus lotes fossem entregues todos com infraestrutura completa.
Doou terrenos para a construção da Igreja São Judas Tadeu e trocou alguns lotes por material de construção para a conclusão da obra da Igreja.
Criou a Granja Pindorama com oferta de emprego para 50 pessoas gerando renda para muitas famílias, com produção mensal de abate de mais de 30 mil aves, a empresa teve duração de 10 anos.
Doou casas próprias, apartamento e carros para ex-funcionários
Sonhos e projetos sociais e religiosos para o futuro:
Tem sonhos ainda de ver sendo implantada na região a CEASA
Uma nova e moderna Rodoviária para Jequié.
Ela pretende construir a gruta de São Judas Tadeu.