quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Jequié: Professores e alunos do Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira homenageados


A Câmara Municipal de Jequié fez inserir na Ata dos seus trabalhos no dia de hoje Moção de Aplausos à direção, professores e alunos do Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, localizado no Loteamento Jardim Eldorado, Jequiezinho, pela seleção de quatro Projetos para participação na 8ª FECIBA  – Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia – 2019, que acontecerá na cidade de Salvador nos próximos dias 26, 27 e 28. Na Sessão, o colégio foi representado pela vice-diretora Zenilda Vieira Silva, outros professores e alunos.
“Com uma proposta inovadora o Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, sob a direção da Professora Maria Aparecida Souza Santos de Deus, das vice-diretoras Idália Lino dos Santos e Zenilda Vieira Santos e, do Coordenador Pedagógico Eliel Pires Lopes, buscou garantir que a Ciência fosse interpretada nas diversas linguagens acolhendo os diversos talentos existentes na instituição”, justifica o vereador.

Segundo Reges Silva, o Feciba é um grande palco para a exposição de projetos de pesquisa de estudantes baianos, que trazem situações problemas, oriundas dos locais onde estão inseridos para a sala de aula, onde soluções são encontradas, tendo como base os conteúdos curriculares. Neste intuito que os projetos ora selecionados para representar nossa cidade neste grande evento trazem e abordam a realidade vivenciada por professores e alunos no seu dia a dia, sendo que a construção destes projetos são a busca de soluções práticas que visam atender à necessidade da comunidade, além de despertar no alunado o gosto pela ciência e inovação, mote principal do referido evento.
Este são os projetos selecionados com os respectivos professores orientadores e alunos:
  • Gravidez na Adolescência:
   Professora Orientadora: Elinalva Meneses dos Reis Marcelo
   Autoras: Brenda Argolo Santos e Bruna Oliveira Santos
   Série: 9º Ano do Ensino Fundamental
  • Gerador Elétrico a partir da Quebra da Molécula da Água
  Professora Orientadora: Maria de Lourdes Oliveira Porto
  Autor: Isaque de Almeida Ferreira
  Série: 3º Ano do Ensino Médio
  • Produção de Carvão Ativado feito da Fibra de Coco
  Professora Orientadora – Maria de Lourdes Oliveira Porto
  Autor: Jackson dos Santos Almeida
  Colaborado: Andrey Costa Nascimento
  Série: 1º Ano do Ensino Médio Integral
  • Reutilização e Aproveitamento da Água da Chuva
  Professor Orientador: Walmirando Bonfim de Andrade
  Autores: Samuel dos Santos Santana, Thales Souza de Jesus e Arley Pinheiro Santana
  Série: 3º Ano do Ensino Médio
 O projeto Feira de Ciências da Bahia (Feciba) foi idealizado em 2010 pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), com o objetivo de estimular a relação ensino-aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento. A base do projeto é estruturada na pesquisa como ferramenta que busca integrar todos os componentes curriculares e com isso promover o estudo interdisciplinar e lúdico.


A Feira de Ciências da Bahia se insere, através do Programa Ciência na Escola, na política pública estadual de educação de valorização do estudante, que deve ser um sujeito portador do direito à Educação Científica, a ter acesso ao Patrimônio da Humanidade nas Artes, nas Ciências e na Cultura a ter um aprendizado significativo, que o insira no mundo contemporâneo, científico e tecnológico, que não permite mais analfabetos funcionais e analfabetos científicos, e que abre possibilidade de cidadania e de trabalho a quem justamente detém esse conhecimento e esse “saber fazer” Ciência.