domingo, 15 de dezembro de 2019

LGBT's e SUS EM JEQUIÉ PARA TENTAR ACABAR COM A DISCRIMINAÇÃO AO PÚBLICO LGBT



INICIATIVA PARA TENTAR ACABAR COM A DISCRIMINAÇÃO AO PÚBLICO LGBT NO ATENDIMENTO SUS EM JEQUIÉ BA.
Pensando em conscientizar e informar toda a sociedade, bem como profissionais de saúde, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre garantias ao atendimento, sem discriminação, considerando as especificidades de saúde dessa população foi realizado nessa última sexta-feira  13.dez.2019, na sede do PIEJ  JEQUIÉ, - Centro de Referência  em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva,   um bate-papo com o presidente da ASSOCIAÇÃO LGBTTIS JEQUIÉ, AROLDO BRITO, sobre Iniciativas para acabar com a discriminação LGBT no sistema Único de Saúde SUS no município de Jequié Ba.
Na oportunidade foram discutidas alguns casos de intolerância e preconceito nos serviços de saúde contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - população LGBT, à vir  enfrentar estigmas e discriminação, o mesmo que acontece na sociedade em geral. Os serviços de saúde devem ser locais onde todas as pessoas se sintam acolhidas e seguras, por isso é importante que o atendimento seja livre de preconceitos como a LGBTfobia, a fim de garantir o acesso à saúde com qualidade e de forma humanizada.


“A gente não quer se excluir da sociedade e criar uma outra sociedade, nós queremos igualdade. Não queremos um hospital específico para gays, queremos ser atendidos de forma igual e completa em qualquer hospital. É preciso que os profissionais respeitem a identidade, o nome social e o motivo que procuramos um hospital."
                                                         Aroldo Brito

PIEJ
Localizado no município de Jequié, o Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva (PIEJ) desenvolve atividades de prevenção e controle.
Sorologia para HIV I/II, HTLV I/II, Hepatite A, B e C, Toxoplasmose IgG e IGM, Citomegalovírus IgG e IgM, Rubéola IgG e IgM, Sífilis, Dengue (NS1 e Elisa), Doença de Chagas e Leishmaniose Visceral.