terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Retrato do Rio das Contas na década de 1982 viraliza nas redes sociais


A nova geração pode contemplar o que era o Rio das Contas na década de 1980. Uma verdadeira praia de água doce apreciada pela população da época.  O Rio das Contas tinha uma extensa faixa de areia alva, que contrastava com a água límpida das nascentes da Serra da Trompa na  Chapada Diamantina, precisamente no município de Piatã.

A reportagem do BZM esteve no mês de agosto deste ano 2019, e presenciou algumas nascentes na Serra da Trompa, que ainda estão bem preservadas. Piatã é  uma ótima opção de turismo no mês de agosto com frio chegando a menos de 7 graus.
Nesta época – retratado na foto- as lavadeiras esticavam suas roupas nas gramas para quarar, muitas dela passavam o dia no Rio das Contas lavando para ganho.
A pescaria era constante, enfileiras eram levadas por apreciadores de uma boa pesca de piabas, que também  era o sustento de muitas famílias. O camarão miúdo era em grande quantidade nas margens do rio, a vegetação era o esconderijo destes crustáceos que alimentava muitas pessoas na frente da TV Preto e Branco para assistir os filmes do homem macaco, As aventuras de Tarzan, sessão da tarde. São lembranças!