domingo, 16 de fevereiro de 2020

CÂMARA DE JEQUIÉ BUSCA INSTALAR PLATAFORMA VISANDO ORGANIZAÇÃO INTERNA E MELHORAR A TRANSPARÊNCIA DO LEGISLATIVO


Os trabalhos da Câmara Municipal de Jequié se tornarão internamente mais funcionais e transparentes para a população com a instalação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL – cuja plataforma é disponibilizada, gratuitamente, pelo Senado Federal e que acaba de ser objeto de treinamentos realizado em Vitória da Conquista com a participação do servidor Gilberto Vieira. “As novas ferramentas vão facilitar a rotina da Casa, informatizando o Processo Legislativo, sem custos financeiros para a Câmara”, informa o presidente Emanuel Campos – Tinho – que também esteve presente.
Entre as vantagens importantes destaque para a organização interna, a partir da manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações, etc. A plataforma simplifica a atividade do vereador e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Câmara, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal.
INTERCÂMBIO

Durante as atividades, que reuniu funcionários de câmaras municipais de região Sudoeste do estado da Bahia, o presidente da Câmara de Jequié, Emanuel Campos – Tinho – foi convidado a participar da sessão ordinária da Câmara de Conquista, tendo oportunidade de fazer um pronunciamento em que relatou sobre a importância da troca de experiências, destacando que Jequié tem registrado grandes avanços graças a esse tipo de intercâmbio. Também falou sobre sua gestão à frente da presidência, cuja gestão é responsável por importantes transformações, a exemplo da instalação de painéis de Energia Solar [ora em fase de implantação] permitindo a geração de energia limpa e assegura uma redução que quase R$5 mil na conta de luz a cada mês.
Desde o primeiro momento da atual gestão do presidente Tinho vem sendo feitos investimentos que garantem a modernização do plenário, inclusive com a instalação de painel eletrônico; transmissão das sessões ao vivo; renovação da frota de veículos e implantação do controle de bordo, o que resultou na redução significativa do consumo de combustíveis.
Afora isso, foi feita a regularização dos pagamentos dos impostos, feitos dentro da competência mensal; pagamento sem atrasar um dia sequer dos funcionários, fornecedores e prestadores de serviços da Câmara; Redução expressiva dos gastos com consultorias, contratos e prestação de serviços. Outros feitos importantes dizem respeito a suspensão de diárias, do 13° a vereadores, mesmo sendo legal; congelado dos salários dos vereadores e corte no salário das faltas não justificadas pelos vereadores.