sábado, 7 de março de 2020

Campanha Nacional dos Bancários 2020, poderá ser antecipada

07 PublicidadeLideranças que compõem o Comando Nacional dos Bancários, após intenso debate sobre análise da situação política e econômica do país, deliberaram pela antecipação da Campanha Nacional dos Bancários 2020. “O comando entendeu que antecipar a luta pela garantia de direitos será a nossa melhor estratégia diante desse cenário de retrocessos e ameaças”, conta a presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira. Ivânia estava na reunião do Comando que aconteceu no final do mês passado.
Dieese apresenta dados
Técnicos do Dieese apresentaram nesse encontro os resultados dos quatro maiores bancos do país, lucraram juntos lucraram R$ 87 bilhões, um crescimento de 19,9% em doze meses. Os dados apontaram que apesar da lucratividade em alta, os bancos insistem em reduzir o quadro de pessoal, fechando 70 mil postos de trabalho no setor desde 2013. Também foram abordadas as propostas do governo Bolsonaro que estão em discussão no Congresso Nacional que ameaçam os direitos da categoria, a principal é a Medida Provisória 905. Caso essa MP seja aprovada, poderá aumentar a jornada de trabalho, a abertura das agências no fim de semana e o fim da negociação coletiva da participação nos lucros e resultados (PLR).
Segundo o presidente dos Bancários de Jequié e Região Fabiano Miranda, para envolver a categoria na luta, foi aprovado um calendário da Campanha dos Bancários que terá como pontapé inicial uma nova reunião do Comando, agendada para o próximo dia 11.