segunda-feira, 27 de abril de 2020

VEREADORA LANINHA PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER “VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA”

Um dos Requerimentos mais importantes aprovados pela Câmara Municipal de Jequié neste ano de 2020, de autoria da vereadora Laninha foi a que propõe a realização de uma Audiência Pública com o tema “Violência Obstétrica”. A proposta dela tem por finalidade ampliar as discussões em torno da Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal no município de Jequié com o olhar objetivo de buscar a proteção das gestantes e das parturientes contra a violência obstétrica.

Alerta para a importância do pré-natal, parto e pós-parto, que são eventos significativos na vida de uma mulher, da família e demais pessoas envolvidas. “É um processo natural que envolve cuidado e acolhimento”, observa a vereadora Laninha. Alerta ainda para a violência institucional, situação que considera muito comum no Brasil e torna-se fundamental pensar em políticas públicas que combatam a violência obstétrica.

Considera-se violência obstétrica todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, maternidade e unidades de saúde, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes, em trabalho de parto, ou ainda no período de puerpério.

Nenhum comentário: