segunda-feira, 15 de junho de 2020

Jequié inicia amanhã o "novo normal" com a flexibilização do comércio

Segundo estudiosos, o novo normal, na verdade, seria a proposta de um novo padrão que possa garantir nossa sobrevivência.

"Faço um paralelo com a experiência que tive de ter vivido uma parte da minha vida em locais com neve. Para viver em um centro urbano com essa condição climática, você tem um kit neve, composto por gorro, cachecol, luva, bota, capote e lenço de papel. Sem esse kit, você está absolutamente desprotegido e corre sérios riscos de ficar doente", explica estudos adquiridos na Internet.


Como jornalista em Jequié há 32 anos, tenho a convicção que toda a sociedade terá de se esforça para a nova rotina. O uso de máscaras será de fato de agora em diante uma ferramenta de proteção de si e do próximo.
Segundo o site oficial da prefeitura de Jequié, o Decreto Municipal 20.532 traz dispositivos que devem ser cumpridos para a reabertura dos estabelecimentos permitidos: a colocação de tapete umedecido com hipoclorito na entrada de cada estabelecimento; a implantação imediata e obrigatória de borrifador de álcool a 70% ou lavatórios de mãos com água e sabão na entrada de cada estabelecimento; é obrigatório em 100% dos funcionários dos estabelecimentos o uso de máscaras, orientando-se, aos que puderem, utilizar ainda máscaras tipo face shield, entre outros.

O BZM conversou com alguns comerciantes na tarde desta segunda-feira 15/06 e observou o entusiasmo da retomada dos negócios. O empresário Nildo Cine foto acredita que  a população irá se adaptar as novas mudanças. "Não podemos fazer aglomerações, o resto é acreditar no retorno gradativo, com medidas de higienização adequada para conviver com o Covid-19", disse. 

Nenhum comentário: