terça-feira, 14 de julho de 2020

Representação política com participação popular


Defensora de um mandato popular na Câmara de Vereadores, com a participação social efetiva, Mara Carrilho quer garantir, assim, uma forma avançada de fazer política para o município de Jequié.
Professora, mestre em Saúde Pública, Coletiva pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Mara é também pesquisadora na área de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, com foco em movimentos sociais.
Com uma trajetória de lutas e de participação em movimentos sociais, ela acredita que somente por intermédio da participação popular, do controle social efetivo pode se realizar um mandato participativo. Por isso que ela acredita que a melhor forma de ação se faz a partir da identificação dos problemas existentes nas comunidades, do levantamento das demandas sociais.
Mara também defende o engajamento de pessoas, como líderes comunitários, bem como a fiscalização dos recursos públicos para poder avançar na resolução de problemas e dar à sociedade, dessa forma, o retorno da confiança depositada pelos seus munícipes às ações das pessoas públicas.
Como pré-candidata, Mara é a favor da inovação para se busca agregar outras formas de experiência e ideias à gestão do parlamentar. Desse modo, ela entende que a formação de um grupo heterogêneo, com canais de participação, ajuda na tomada de decisão, soluções para problemas e apresentação de Projetos de Lei e fiscalização da atuação do prefeito eleito. Assim, forma-se um mandato com visão mais holística, colaborativa, aberta e horizontal, onde os posicionamentos do político são resultantes dos diálogos com o grupo.
Do mesmo modo, ela compreende que esse modelo de atuar agrega ao mandato a capacidade de estar presente em vários espaços e setores da sociedade, realizando a construção coletiva da representação popular.


Nenhum comentário: