Equipe de Futsal precisa de quadra para treinar em Jequié

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Professor da Uesb é citado em ranking de estudo internacional

A comunidade acadêmica e científica da Uesb vem dando passos para a representação da Universidade no cenário Internacional. Em novembro de 2019, o professor Matheus Melo Pithon, pesquisador da área de Odontologia, foi incluído no ranking de estudo bibliométrico divulgado pela Associação Americana de Ortodontia, junto a pesquisadores mais influentes do mundo, com base em artigos publicados em periódicos ortodônticos entre 2007 e 2017. Agora, em 2020, seu nome aparece, mais uma vez em destaque. Entre os 57 brasileiros da sua área, ele está como o único em Ortodontia e a Uesb como a única Universidade do Norte-Nordeste no ranking. São dados de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford, publicado na revista Plos Biology, que cita os 100 mil cientistas mais influentes no mundo em 2019.

“A divulgação do meu nome na lista com tantos pesquisadores renomados internacionalmente me dá certeza que estou no caminho certo. Para nossa Universidade também é importante estar na lista, uma vez que mostra o potencial científico pouco explorado. Temos mão de obra qualificada para proporcionar uma melhoria regional com avanços no ensino, pesquisa e extensão”, ressalta.

A respeito da contribuição trazida pelas pesquisas para a sociedade em geral, ele ressalta que os resultados contribuirão não apenas com a comunidade científica regional e internacional, mas também com todas as pessoas que são beneficiadas com tratamento odontológico. “Nossos estudos revelam a importância da Odontologia para o bem-estar dos pacientes, melhora a qualidade de vida e autoestima. Contribuímos, ainda, em estudos de novas tecnologias e materiais odontológicos com importância fundamental para melhoria da prática odontológica e, consequentemente, bem-estar dos pacientes”, antecipa o pesquisador.

Vinculado ao Departamento de Saúde (DS1), em Jequié, as linhas de pesquisa do professor são: Percepção estética das alterações realizadas com o tratamento odontológico; Qualidade de vida relacionada à saúde bucal; Bulling x Odontologia; Auto-estima x Tratamento odontológico; Novas metodologias na pesquisa científica odontológica; Avanços na Biotecnologia e suas aplicações na clínica odontológica; e Práticas sustentáveis na pesquisa e clínica odontológica contemporânea.

Por meio do “Orthodontics Uesb”, grupo de pesquisa fundado pelo professor, a Universidade já conta três patentes na área de Odontologia. Mais de 350 artigos científicos em periódicos especializados nacionais e internacionais já foram publicados. “É um grande incentivador. Ele tira leite de pedra, opera milagres com as condições que se tem no Nordeste para realizar pesquisas”, enfatiza o coordenador do Colegiado de Odontologia, professor Nilton Nogueira.

O professor Roberto Godim, diretor do DS1, evidencia que este destaque de dois pesquisadores da Uesb, em Jequié, Marcos Bezerra (área de Química) e Matheus Pithon (área de Odontologia) é um orgulho de pertencimento. “Isso traduz que a Universidade está propiciando condições objetivas para o desenvolvimento das pesquisas. Essa é uma das funções da Universidade, produzir conhecimentos que impacte na vida e na sociedade”, salienta Gondim.

.

Nenhum comentário: