Jequié: Inscrições para cursos gratuitos do Programa Desenvolve Jequié 0800 071 1710

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Catadores recebem informações sobre benefícios do CadÚnico

Na manhã desta quinta-feira, 05 de junho, uma equipe do Bolsa Família esteve reunida com membros da Cooperativa de Catadores Recicla Jequié – Cooperje na sede da cooperativa para esclarecer os catadores sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e os benefícios dos programas sociais. 
Cerca de 51 famílias que fazem parte da cooperativa serão reconhecidos e beneficiados através das ações do Governo Federal. Mas as orientações são destinadas também às famílias que desenvolvem as mesmas atividades no município e que não fazem parte da cooperativa.
O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Permite também conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e os dados de cada um dos componentes da família.

Para a gestora municipal do Bolsa Família, Raílda Pires, o encontro serve para fortalecer o grupo: "É uma forma do governo reconhecer os serviços desta categoria. Os catadores poderão ser beneficiados através de outros programas sociais, tais como tarifa de energia elétrica e água, PRONATEC e "Minha Casa Minha Vida”. Ela alerta ainda aos beneficiários sobre a necessidade de regularizar e atualizar o cadastro junto ao Bolsa Família.
A presidente da Cooperje, Jucilene Borges, destaca de forma positiva o encontro: "A reunião pode trazer diversos benefícios aos cooperados".
Durante a mobilização, foi exibido vídeo “Diversidade Brasileira”, demonstrando aos cooperados que, apesar da grandeza do nosso país, a lei garante direitos e benefícios aos que mais precisam.