Jequié: Inscrições para cursos gratuitos do Programa Desenvolve Jequié 0800 071 1710

Visite nosso Instagram

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Guarda Municipal comera 62 anos de serviços prestados a Jequié


A Guarda Municipal de Jequié comemora nesta segunda-feira, 09 de junho, 62 anos de serviços prestados ao município. Criada em 09 de junho de 1952 pelo então prefeito Lomanto Jr. a então Guarda Noturna contava com apenas 13 integrantes. Atualmente, a corporação conta com 114 membros, sendo 19 mulheres e 95 homens. A Guarda Municipal trabalha na proteção do patrimônio público do município, atuando em setores como feiras livres, praças, escolas, trânsito, dentre outros. Para desenvolver suas ações, a corporação conta com cinco veículos, três carros e duas motos. 
Para comemorar a data, pela manhã foi realizada a celebração de um culto ecumênico na sede da Guarda Municipal, na Casa da Itália. O evento contou com as presenças dos secretários Marcelo Aguiar,de Governo, Jairo Rodrigues, de Esporte e Lazer, e Carlos André, recém empossado Secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente. 
Logo mais à noite, às 19h, a Guarda Municipal será homenageada nos festejos em comemoração a Santo Antônio, na catedral.

Entre os principais avanços nestas décadas de atuação, estão o estatuto da corporação, criado em 1992, e as eleições realizadas em 2013 para a escolha do Comandante Frankney Silva, primeiro integrante da corporação a comandar o órgão.
Para Frankney Silva, a Guarda Municipal é um órgão amigo e parceiro da comunidade: “Não queremos apenas coibir, mas ser parceiros da comunidade”. Para o mais antigo membro da Guarda Municipal ainda em atuação, Reinaldo Rodrigues, trabalhar há 43 anos nesta função é motivo de orgulho: "Vestir esta farda e ir as ruas prestar serviços à cidade é um orgulho. Para mim, é muita honra ser um Guarda”.
A Guarda Municipal é a denominação utilizada no Brasil para designar as instituições que podem ser criadas pelos municípios para colaborar na segurança pública utilizando-se do poder de polícia delegado pelo município através de leis complementares. A denominação "Guarda Civil" é oriunda das garbosas Guardas Civis dos Estados, extinta durante a ditadura militar.