Jequié: Inscrições para cursos gratuitos do Programa Desenvolve Jequié 0800 071 1710

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Passarela do Artesanato é espaço para geração de emprego e renda no São João de Jequié



Na Vila Junina na Praça Ruy Barbosa, famílias inteiras se encontram para aproveitar ao máximo a cultura dos festejos juninos. E onde o forró, as quadrilhas e comidas típicas reinam, tem espaço também para o comércio de todo tipo de artesanato. Na Passarela do Artesanato, mais de 30 artesãos de Jequié e região se encontram para mostrar ao público toda arte produzida na região.

Produtos como almofadas coloridas, peças decorativas, toalhas bordadas e pintadas, quadros, luminárias, roupas, peças de arte, tudo feito com uma grande diversidade de materiais, como cerâmica, fibras naturais e artificiais, ossos, madeira, algodão, ferro e muito mais estão à disposição do público que visita a Vila Junina entre os dias 14 e 24 de junho, das 8h às 22h.

O espaço é uma iniciativa das Associações dos Artesãos e Artesãs de Jequié e do Médio Rio das Contas em parceria com a Prefeitura de Jequié por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura. O objetivo da Passarela do Artesanato é gerar emprego e renda aos artesãos regionais e fortalecer a atividade artesanal por meio da comercialização dos produtos e do reconhecimento profissional.

A artesã Marilene Costa explica a importância que o espaço tem para a valorização do artesanato: "Além de proporcionar a nós artesãos a divulgação e comercialização dos nossos produtos, promove a trocas de experiências, agregando valor à cultura popular”.

A presidente da Associação dos Artesãos e Artesãs de Jequié, Norma Ferreira, ressalta a importância de disponibilizar ao público do São João o artesanato produzido na região. “Além da visibilidade que os artesão tem, ainda favorece a nossa renda com venda dos produtos. Nossos clientes ficam encantados com a beleza de tudo o que produzimos”, comemora.