Jequié: Inscrições para cursos gratuitos do Programa Desenvolve Jequié 0800 071 1710

Visite nosso Instagram

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Reforma da USF beneficia 7 mil moradores da Cidade Nova



A Unidade de Saúde da Família - USF Dr. Virgílio de Paula Tourinho Neto I e II, acaba de ser entregue à população do bairro Cidade Nova totalmente reformada e ampliada. A obra, realizada pela empresa ANCALE Engenharia LTDA. através de convênio firmado entre o município de Jequié e o Governo Federal no programa Requalificação das Unidades de Saúde – REQUALIFICA UBS, foi concluída em sete meses. Foram quase R$ 150 mil investidos, recursos que serão revertidos para a comunidade por meio de qualidade no atendimento à saúde e de conforto a usuários e trabalhadores da USF.

Apesar da obra, os serviços de atendimento à população não foram suspensos. Agora, duas mil famílias, o que corresponde a quase 7mil moradores do bairro Cidade Nova contam com o atendimento de demandas programadas e espontâneas, realização de exames laboratoriais e consultas médicas. Serão disponibilizados, ainda, medicamentos, vacinação, insulina, reidratação, teste do pezinho, nebulização. O setor de enfermagem é responsável pelos programas de crescimento e desenvolvimento, hipertensão, diabetes, pré-natal, preventivo, curativo, procedimentos, coleta de exames, serviços universitários, pequenos procedimentos cirúrgicos.A população contará, ainda, com outras modalidades de tratamento de saúde, como consulta com nutricionistas e consultas odontológicas.

A entrega do prédio reformado e ampliado aconteceu nesta quarta-feira, 29 de julho, na Rua Paraíso, bairro da Cidade Nova, durante reunião ampliada promovida pela Prefeitura Municipal de Jequié, por meio da Secretaria e Saúde. Participaram da reunião a Prefeita Tânia Britto, o secretário de Saúde, Dr. Ivanilton Cerqueira, de Governo, Marcelo Aguiar, e de Agricultura, Carlos André, além de funcionários da Unidade, Agentes Comunitários de Saúde, moradores do bairro e imprensa.
De acordo com a Prefeita Tânia Britto, o Governo Municipal busca garantir os direitos da população através de serviços de qualidade na área de saúde pública: “A entrega desta unidade reformada e ampliada irá oferecer aos moradores do bairro Cidade Nova atendimento digno e de qualidade”.

O secretário de Saúde, Dr. Ivanilton Cerqueira, ressalta a importância da USF Dr. Virgílio de Paula Tourinho Neto I e II para a comunidade da Cidade Nova: “Os moradores do bairro Cidade Nova passam a ser atendidos em um local amplo e de qualidade. Agora, a população tem atendimento próximo de casa, com conforto e qualidade”.

A moradora do bairro, Debora Santos do Carmo, de 37 anos, é mãe de dois filhos. Ela afirma que a reforma e ampliação irão melhorar ainda mais os serviços oferecidos pela USF Dr. Virgílio de Paula Tourinho Neto I e II. “Com certeza, essa reforma veio melhorar ainda mais o atendimento que já estamos recebendo no posto de Saúde”, alegra-se.

Para a Coordenadora da USF, Roberta Nascimento Santana, a obra permitiu que outros atendimentos fossem adicionados ao quadro de serviços da unidade. “A reforma veio para acrescentar serviços que antes não tínhamos por motivo de espaço. Hoje, mais de 7 mil pessoas recebem atendimento médico de qualidade. Com a ampliação da unidade esse número de atendimentos deve aumentar”, prevê.