Jequié: Inscrições para cursos gratuitos do Programa Desenvolve Jequié 0800 071 1710

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Programa quer “Despertar” consciência ambiental nas escolas de Jequié


Professores, coordenadores e gestores de 17 escolas da zona rural do município de Jequié participam durante os dias, 01 e 02 de agosto no auditório da Secretaria Municipal de Educação do curso de formação municipal do programa Despertar. O programa iniciou no ano de 2005, com apenas 05 cidades no estado. Hoje 72 cidades desenvolvem ações do programa. O Despertar pretende formar uma nova consciência ambiental através da introdução na sala de aula do Ensino Fundamental na zona rural, os conceitos de respeito e preservação do Meio Ambiente, Ética e Cidadania, Saúde, Trabalho e Consumo.
O encontro foi iniciado com a participação do Secretário de Educação, João Magno, Luciano Souza, zootecnista, representante da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio ambiente, Paulo Vasconcelos, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretário de Saúde Ivanilton Cerqueira, Joselita Pereira de Almeida, coordenadora estadual do Programa Despertar, Jorge Ricardo Santana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cel. Ivo Silva Santos, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Vitória Maria Brandão, presidente do Conselho Municipal de Educação e Marcos Roberto Santos Novaes, presidente do CACS – FUNDEB.
Durante a parte da manhã, a coordenadora estadual do programa, Joselita Pereira, explanou sobre o programa Despertar. Haverá ainda na programação palestra com o tema “Consumo Sustentável" ministrada pela bióloga Débora Luize”. No sábado dia 02 acontece o Seminário de Pedagogia de Projetos.                
 O programa funciona nos municípios através de aditivo, ou Termo de Cooperação Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jequié, por meio da Secretaria de Educação, que oferece aos professores da zona rural, cursos de formação com temas transversais, que serão introduzidos na realidade rural.