Vereador João Paulo: Crianças visitam gabinete da Câmara Municipal

Visite nosso Instagram

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Jequié amplia número de estudantes em tempo integral



Gestores escolares da Rede Municipal de Educação de Jequié participaram nesta terça-feira, 23 de setembro, do encontro para instruções sobre o “Programa Mais Educação”. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Educação, debateu o plano de atendimento 2014, que norteia a administração dos recursos. O encontro foi orientado pelas coordenadoras Ana Mendes Cruz, Fernanda Pereira Motta e pela diretora de projetos da Secretaria de Educação, Lilian Pereira Guedes.

O Programa Mais Educação foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083 para ampliar a jornada escolar em escolas públicas para, no mínimo, 7 horas diárias. Para isso, devem ser oferecidas aos estudantes atividades optativas nos seguintes macro-campos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Em Jequié o Programa foi iniciado no ano de 2010 em seis escolas. Posteriormente, mais 14 foram agregadas e, atualmente, o município já conta com 41 escolas inseridas no Programa Mais Educação, 21 delas implantadas na administração da prefeita Tânia Britto. São cerca de 400 monitores que atendem a quase 10 mil estudantes no município.

A coordenadora da Escola Presidente Médici, Gardênia Cesar, afirma que o Programa Mais Educação mudou a realidade dos alunos: “Nossa escola e a comunidade ganharam muito, reduzimos a evasão escolar e a repetência”.

Cenário semelhante é o da Escola Professor Brito, no bairro Joaquim Romão. Lá, as atividades lúdicas e esportivas aumentaram a frequência dos alunos na escola. Para a coordenadora Eunice Lago, o Programa tem sido um elemento que auxilia na formação do aluno e da sociedade. "O esporte aumentou a nossa clientela, vários alunos retornaram a sala de aula”, comemora.

No bairro Brasil Novo, o Programa Mais Educação tem mudado o cotidiano dos alunos da escola Joaquim Marques Monteiro. "As aulas de reforço de matemática e língua portuguesa e as atividades esportivas e culturais têm incentivado as crianças", revela a coordenada, Luciana Soares Xavier.
 
O Programa Mais Educação é coordenado pela Secretaria de Educação Básica - SEB/MEC em parceria com as Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.