Vereador João Paulo: Crianças visitam gabinete da Câmara Municipal

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PAR, mais um avanço para a educação de Jequié



O Comitê Local do "Plano de Ações Articuladas", o PAR, foi instituído em Jequié através de nomeação de titulares e suplentes divulgada no Diário Oficial do Município no dia 06 de agosto de 2014. O Comitê tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para o cumprimento dos princípios do "Plano de Metas Todos Pela Educação", bem como de elaborar, monitorar e revisar o "Plano de Ações Articuladas" da educação municipal em Jequié.

O "Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação" é um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto nº 6.094 de 24 de abril de 2007. O Plano inaugura um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e o atendimento da demanda educacional. Isso visa à melhoria dos indicadores educacionais com base em 28 diretrizes e em um plano de metas concretas e efetivas. Assim, os envolvidos compartilham competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e de desenvolvimento da educação básica.

Com a adesão ao Plano de Metas, o município passa a elaborar seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). Em Jequié o Comitê Local do PAR é presidido pela Professora Denize Brito Ferreira, Técnica da Secretaria Municipal de Educação.

Através do PAR, o município adquire mobiliário para as escolas, veículos para o transporte dos alunos, além de construção e cobertura de quadras esportivas dentro das unidades escolares. Algumas destas obras, inclusive, já estão em fase de conclusão, outras, em processo de licitação.

Com o PAR, já se tornou realidade a construção de quatro creches em Jequié. As unidades de educação infantil Tipo B terão capacidade para atender 120 crianças em período integral ou até 240 crianças distribuídas em dois turnos. As creches do Tipo C atendem a 60 crianças em período integral e 120 crianças em dois turnos.

Os recursos de aplicação do PAR fazem parte do "Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Pro Infância", que presta assistência financeira aos municípios para a construção de creches e a aquisição de equipamentos e mobiliário.