Zona rural da região de Florestal está sem sinal da Vivo há 30 dias

Visite nosso Instagram

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PREFEITURA DE JEQUIÉ EM PARCERIA COM A FLEM NO COMBATE À DENGUE EM JEQUIÉ

A Prefeitura Municipal de Jequié continua a parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães - FLEM no combate ao mosquito transmissor da Dengue, o “Aedes Aegypti”.  Na tarde desta terça-feira, 02 de setembro, a prefeita Tânia Britto reuniu no gabinete da PMJ a técnica da FLEM, Edleide Lima, e seu corpo de secretários para montar estratégias de combate ao mosquito em 10 localidades da cidade onde os índices estão acima do percentual aceitável de infestação de focos do mosquito.
Em 2014 o município de Jequié teve mais de 80% de redução de casos de Dengue em relação ao ano passado, uma situação positiva, mas o trabalho deve ser constante. Até este mês foram notificados 276 casos suspeitos, sem nenhum caso confirmado. A ação da FLEM em parceria com a Prefeitura de Jequié é um trabalho para ter efeito no verão de 2015 e assim ser mantido o controle da infestação do mosquito.

Segundo Edleide Lima, a parceria acontece desde 2010, e esta mobilização tem como objetivo o controle e prevenção da Dengue, e visa a sensibilização da participação popular, do comércio local e da gestão municipal. Edleide adianta que nesta nova etapa já foram realizadas duas visitas técnicas com os coordenadores e realizada oficina de atualização de combate aos focos, onde mais de 90% dos focos estão localizados dentro dos domicílios. “Esta reunião, com a prefeita e seus secretários, é para que todos sejam conscientizados da importância de sua participação na prevenção e controle da Dengue”, explicou.
A Dengue é uma problemática direta ao setor de Saúde, mas tem outros fatores são de responsabilidade de outras secretarias a exemplo da Secretaria de Educação que precisa pautar nas suas jornadas pedagógicas o tema Dengue, como também, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), divulgando a necessidade de prevenção e controle da Dengue reforçando a responsabilidade de todos bem próximos às localidades. Existe também a ação da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela limpeza e retirada de entulho das vias públicas, evitando os focos.
Além da prefeita Tânia Britto, e da assistente social da FLEM, Edleide Lima, participaram da reunião o secretário de Saúde, Ivanilton Cerqueira, a secretária de de Desenvolvimento Social, Magali Chaves, o secretário de Educação, João Magno Chaves, o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Almeida, o diretor da Vigilância Epidemiológica, Rosival Braga, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Priscilla Barros e funcionários de Endemias e estagiários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
A prefeita Tânia Britto salientou a importância da parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães pela experiencia conseguida ao longo dos anos nas ações em muitos municípios da Bahia. “Esta parceria significa apoio no controle da situação da Dengue em nosso município para evitarmos uma nova epidemia", disse.