Vereador João Paulo: Crianças visitam gabinete da Câmara Municipal

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sítio arqueológico em Jequié





A quinta etapa do Curso de Formação de Multiplicadores, realizada nesta quinta-feira, 18 de setembro, foi marcada pela visita monitorada dos servidores das Secretarias Municipais de Educação e Cultura de Jequié a um sítio arqueológico identificado a partir das escavações feitas para a construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL.

O curso é oferecido pela Valec, empresa responsável pela construção da FIOL, e a Fundação Aroeira, em parceria com a Prefeitura de Jequié através das Secretarias de Educação e Cultura e Turismo. Na aula de campo, os participantes do curso conheceram de perto um sítio arqueológico e puderam participar da catalogação de objetos encontrados no local, além de conhecerem técnicas do processo que envolve a classificação dos objetos encontrados.

Em Jequié, numa área próxima ao canteiro de obras da FIOL, foram encontrados vestígios de pedras que teriam sido talhadas por possíveis habitante indígenas, que teriam povoado o local. Em uma outra localidade, foram encontrados diversos objetos que podem ter sido produzidos por volta do ano de 1.800.

O grupo foi acompanhado pelo Mestre em Antropologia, Robson Max Oliveira Souza, pela Doutora em Arqueologia, Rosinalva Simoni, pela Historiadora, Paula Stumpf, e pelo Arqueólogo, Daniel Correia.

O Curso de Formação de Multiplicadores busca o aumento da consciência participativa das comunidades afetadas pela construção da FIOL no estado da Bahia, além do reforçar o compromisso das pessoas com o patrimônio cultural e a preservação do patrimônio histórico, cultural e arqueológico dessas regiões.