Vereador João Paulo: Crianças visitam gabinete da Câmara Municipal

Visite nosso Instagram

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Jequié: Brechó Eco Solidário um exemplo a ser seguido

Uma feira de economia solidária, organizada para pensar em um futuro emergente e sensibilizar o público sobre os efeitos do consumo. Esse é o propósito do Brechó Eco Solidário, que acontece nos dias 24 e 25 deste mês de outubro, no Parque de Pituaçu. Esta será a 9ª edição do evento, que funciona como um grande mercado de trocas de bens usados, através de uma moeda social, o "grão".
O objetivo é conscientizar a população sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e o incentivo para que os participantes repensem e transformem seu consumo, buscando evitar desperdícios, priorizando produtos mais saudáveis e cuja produção seja sustentável.

Durante os dois dias do brechó, o público vai ter apresentações musicais e de dança, arte sustentável, oficinas de massagens, aulas de ioga e várias atividades de educação ambiental.
Realizado anualmente desde 2006, o Brechó Eco Solidário nasceu nas universidades baianas (Unifacs, Ufba, Universo, Uneb, UFRB, entre outras) e conta com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol).
Parcerias 

A cada edição, o Brechó Eco Solidário vem construindo parcerias com diversas outras instituições do setor público, ONGs e do setor privado. Estas parcerias constituem uma comissão autogestionária que organiza o evento coordenado pela Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania.

As trocas dos produtos que são comercializados no local do evento começaram desde agosto (ver postos de troca no site http://redeprosolidarios.org/), porém, o público ainda poderá trocar seus bens por "grãos" nos postos que funcionarão no local.

Cerca de 300 pessoas trabalham como voluntárias no evento, sobretudo professores e estudantes das universidades parceiras, empreendedores da Economia Solidária, artistas e terapeutas holísticos.