Vereador João Paulo: Crianças visitam gabinete da Câmara Municipal

Visite nosso Instagram

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Jequié ganha Academia ao Ar Livre


Foi entregue na noite desta quarta-feira, 1º de outubro, a primeira de uma série de quatro Academias ao Ar Livre, instalada na Avenida Vavá Lomanto, Urbis, bairro do Jequiezinho. A prefeita de Jequié, Tânia Britto, esteve presente na cerimônia de entrega, assim como os secretários Emanoel Andrade (Relações Institucionais e Comunicação Social), Héber Filho (Saúde), Alexandre Almeida (Serviços Públicos), Magali Chaves (Desenvolvimento Social), Fernando Bonfim (Infraestrutura) e Jairo Rodrigues (Esporte e Lazer), além do procurador, Marcos Neves, e do controlador, Daniel Quadros.

Para a prefeita Tânia Britto, "espaços como este, que beneficiam crianças, jovens, adultos e idosos, são motivo de grande comemoração, e eu não poderia estar mais satisfeita”.

As Academias ao Ar Livre contam com 10 aparelhos de ginastica: multi-uso, leg press, simulador de caminhada, twist lateral duplo, abdominal duplo, esqui triplo, simulador de remo, peitoral duplo, roda de ombro e roda dupla.

Durante o evento, estudantes do curso de Educação Física da UESB orientaram o público sobre como utilizar os aparelhos de ginástica. Foram passadas ainda orientações sobre hidratação, frequência, horário ideal para a prática de atividades físicas ao ar livre e a importância de realizar exames médicos cardiorrespiratórios antes da prática de qualquer modalidade esportiva.

A programação contou também com apresentação de judô do Projeto Lucas e de capoeira do grupo do Mestre Raimundo, torneio de futebol, com a participação das equipes: Lebrut, Polivalente, Baba do Bolivar, Sevilha, Ouro Verde e Baba do Adalto. O time vencedor foi o Lebrut. Na quadra de esportes, a bola rolou com as equipes da Escolinha Gil Baiano, Baba do Adalto, Sevilha e Urbis III. Sevilha venceu.

As outras Academias ao Ar Livre serão instaladas na Av. Cesar Borges, Inocoop e Cidade Nova.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Jairo Rodrigues, as Academias ao Ar Livre vão proporcionar à população o exercício físico. “Com esta iniciativa, vamos reduzir o número de pacientes nos postos de saúde e hospitais”, avalia.

Os equipamentos visam a colocar em movimento todos os grupos musculares do corpo humano. Placas direcionam e orientam o usuário a fazer corretamente o uso dos aparelhos, com dicas de alongamento e a sequência ideal de exercícios. Assim, os movimentos dos praticantes são conduzidos com carga do próprio peso. No espaço também há figuras explicativas, mostrando quais grupos musculares estão sendo trabalhados.