Jequié: Inscrições para cursos gratuitos do Programa Desenvolve Jequié 0800 071 1710

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CAPACITAÇÃO PARA TRIAGEM DE PRÉ-NATAL EM PAPEL FILTRO E SÍFILIS


 Dr. Roberto Fontes

Na manhã desta quinta-feira (20.11), técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estiveram participando de capacitação promovida pela 13ª DIRES para triagem de pré-natal em papel filtro e sífilis.  A capacitação, que ocorreu no Sindicato dos Bancários e teve como público-alvo médicos e enfermeiros que atuam na rede SUS, e foi ministrada pelo médico sanitarista da SESAB, Dr. Roberto Fontes, pelas enfermeiras do LABIMUNO da UFBA, Simone Porto e Rafaela Brinco, além da enfermeira sanitarista da 13º DIRES, Luzia Torregrossa.
A tecnologia de papel de filtro é um método de coleta de sangue que utiliza apenas algumas gotas de sangue do paciente, e é mais comumente utilizada para o teste do pezinho, realizado em recém-nascidos e que permite diagnosticar precocemente oito doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas.
Agora, como estratégia integrante da Rede Cegonha, através deste método as grávidas farão ao longo da gravidez, por duas vezes, exames de HIV, sífilis, toxoplasmose, HTLV, hepatites B e C, citomegalovírus e doença falciforme. Após a coleta, o material será enviado ao Laboratório de Imunologia do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA e os resultados ficam prontos num prazo de 08 a 15 dias.
Dentro do elenco de doenças identificadas através desta tecnologia, a capacitação abordou a sífilis, que foi apresentada pelo Dr. Roberto Fontes, através de um panorama da doença na Bahia e no Brasil.