Jequié: Inscrições para cursos gratuitos do Programa Desenvolve Jequié 0800 071 1710

Visite nosso Instagram

terça-feira, 18 de novembro de 2014

"Clínicas e Jogos de Esporte Adaptado" será realizado em Jequié

A Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), promove, no município de Juazeiro (no Vale do Sçao Francisco), as ‘Clínicas e Jogos de Esporte Adaptado’ - capacitação para profissionais de educação física, técnicos, voluntários e estudantes que atuam com pessoas com deficiência. na abertura haverá a mesa redonda ‘Políticas Públicas para o Esporte’, às 19h30, no auditório da Secretaria de Educação e Esportes.

A iniciativa será realizada também nos municípios de Jequié  (centro sul da Bahia) e Luís Eduardo Magalhães (extremo oeste). As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail fbdp01@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas no site da federação ou pelo telefone (71) 9185.2942.

Desta vez serão abordados, nas aulas teóricas e práticas, os conceitos do goalball e natação. Em Santo Antônio de Jesus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde foi realizada a primeira clínica deste semestre, foram discutidos os fundamentos do handebol, futebol de cinco, futsal e da ginástica rítmica (GR). Entre os dias 20 e 22, Jequié receberá o evento, com natação e handebol. De 26 a 28, atletismo e futsal serão as modalidades discutidas na cidade Luís Eduardo Magalhães. 

Inclusão

Segundo o presidente da FBDP, Audival de Sena Junior, o intuito é promover a inclusão de pessoas com deficiência na área esportiva e incentivá-las a participar de competições nacionais e internacionais. Em Santo Antônio de Jesus, por exemplo, os participantes não conheciam GR e puderam ter o primeiro contato com a modalidade. No primeiro semestre foram realizadas clínicas nas cidades de Vitória da Conquista, Caetité e Ubaíra (centro sul), Eunápolis (extremo sul) e Jacobina (centro norte), no total de 350 pessoas capacitadas.

As capacitações integram a política do governo que, desde 2007, busca auxiliar na formação de profissionais para darem assistência às pessoas com deficiência, que desejam praticar esportes na Bahia. No ano passado, as clínicas passaram pelas cidades de Salvador, Alagoinhas (nordeste), Jacobina, Jequié, Guanambi (centro sul), São Francisco do Conde (RMS), Riachão do Jacuípe (nordeste), Itabuna  e Teixeira de Freitas (sul), com a participação de 650 pessoas.