RAMON FERNANDES APRESENTA SUGESTÕES AO PREFEITO ZÉ COCÁ DURANTE VISITA AOS BAIRROS KM 3 E KM 4

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Grupo afro AKROMA participa do Dia da Consciência Negra em Jequié

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695.
A comemoração pelo dia nacional da Consciência Negra em Jequié foi marcada nesta quinta-feira (20), com a realização de um cortejo afro da Casa da Cultura Pacífico Ribeiro até a Praça Rui Barbosa.

O evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo contou com a participação do Grupo Bate Lata da cidade de Santa Inês, Associações de capoeira Roda dos Amigos (Vovó Camila), Arte Modelo e Raiz Africana Oderê (Pau Ferro), Angola Palmares, Arte e Modelo (Brasil Novo), representantes do candomblé, grupo cultural afro Akroma de dança, penteado e desenhos do residencial Mandacaru 2 e representantes do conselho de cultura.
Com o objetivo de fomentar a cultura afro do Mandacaru, o projeto cultural afro Akroma, que significa adrika africana ou seja símbolos. Segundo a orientadora Ana Claudia Silva o projeto tem buscado acolher pessoas principalmente jovens e crianças para aprender os desenhos, dança e penteador afros, baseando na Lei 10.639.