RAMON FERNANDES APRESENTA SUGESTÕES AO PREFEITO ZÉ COCÁ DURANTE VISITA AOS BAIRROS KM 3 E KM 4

Visite nosso Instagram

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Jequié: Secretaria de Saúde realiza reunião da Rede Cegonha

A rede cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa a prática de uma rede de cuidados, para garantir à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.
Na terça-feira, 18 de novembro, técnicos da Secretária Municipal de Saúde, da SESAB, do Hospital Prado Valadares, do Conselho Municipal de Saúde, da 13ª DIRES e da Santa Casa, estiveram reunidos com o Secretário Municipal de Saúde, Heber Araújo Filho, e com o apoiador da rede cegonha, Manoel Henrique. A reunião teve como objetivo definir o fluxo da Rede Cegonha, ou seja, o encaminhamento dado às gestantes acompanhadas pela rede pública no município, principalmente as consideradas de alto-risco.
Na reunião ficou definido que as gestantes serão acompanhadas pela unidade de saúde de sua área de abrangência, e a partir do início do terceiro trimestre de gestação, já fará uma visita à Santa Casa, para conhecer o local onde dará à luz. No caso da gestação de alto-risco, assim que a gestante for identificada como tal, será acompanhada tanto na unidade de saúde de sua área de abrangência, como pela Santa Casa. Na ocasião, o apoiador da Rede Cegonha, Manoel Henrique, destacou que um importante passo dado no município, foi a disponibilização de obstetras para acompanhamento das gestantes de alto-risco.
Segundo Vanuza Barreto, técnica supervisora da atenção básica do município, a iniciativa da Rede Cegonha proporciona um parto humanizado e seguro, reduzindo assim os riscos de mortalidade materna e infantil.