sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Saúde em Jequié envolve Governos Federal, Estadual e Municipal

 A visita de Fábio Vilas-Boas, a Jequié na quinta-feira (19), serviu para acompanhar de perto a estrutura de saúde do município, oportunidade para debater sobre planos e investimentos na área.
Juntamente com a prefeita Tânia Britto, com o superintendente de Assistência Integral à Saúde, Mateus Simões, com o coordenador Executivo da Sesab, Gilmar Vasconcelos e com a coordenadora regional do Núcleo de Saúde da Região Sul, Marisa Eduane Pinheiro, o secretário Vilas-Boas realizou uma verificação nas instalações da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas que esta sendo construída no bairro Cansanção.                              
De acordo com Vilas-Boas o projeto da UPA 24 horas necessita do envolvimento dos Governos Federal, Estadual e Municipal. “Já nos reunimos com o Ministro da Saúde, Dr. Arthur Chioro, para apresentar a situação e propor possíveis soluções. É fato que os municípios sozinhos não tem condições de manter em pleno funcionamento uma estrutura como a UPA 24 horas”, explicou.
O desenvolvimento dos chamados Consórcios de Saúde pode viabilizar a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais de pequeno porte a fim de descentralizar a gestão do sistema essa é uma proposta apresentada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
Para a prefeita Tânia Britto a parceria do Governo da Bahia é fundamental para descentralizar a saúde. Com a proposta dos consórcios as prefeituras poderão trabalhar com uma tabela real que será rateada com os consorciados, podendo, inclusive, construir centros de saúde menos complexos para atender os pacientes nos municípios.