Até que o problema seja reparado, a população poderá solicitar o SAMU através dos números: (73) 98236-8194 (73) 3527 2036

Visite nosso Instagram

terça-feira, 16 de abril de 2019

Creches que serão construídas em Jequié na Cidade Nova e no Curral Novo foram assunto de debate em Florianópolis


O Observatório Social de Brasil – Jequié participou do curso presencial, “Monitoramento de Obras Públicas”, nos dias 08,09,10 de abril na cidade de Florianópolis, promovido pela Transparência Brasil em parceria com a CGU-SC (controladoria Geral da União) e o CAU-SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
O presidente do OSB-Jequié, Fabio Coqueiro, após concluir os três módulos na modalidade EAD: “Monitoramento de Editais e Licitações de Obras Públicas”, “Monitoramento da Execução de Obras Públicas” e “Métodos de Detecção e Fraudes e Corrupção em Contratações Públicas”, participou da modalidade presencial.
Nos dois primeiros dias ocorreram aulas teóricas e estudos de caso de licitações. No primeiro de dia o facilitador Franklin Brasil Santos, auditor da CGU e autor do livro: “Como Combater a Corrupção em Licitações”, mostrou técnicas para identificar falhas nos processos licitatórios assim buscando evitar fraudes e corrupção. No segundo dia os facilitadores Rodrigo de Bona CGU-SC e Rodrigo Paiva CGU-PB mostraram a falta de planejamento e principais falhas na execução das obras públicas.
No último dia foi realizado um visita técnica, a Creche Modular Capoeiras e a Creche Profª Antonieta Barros, e outro grupo a UPAsul. A Creche Capoeiras, foi financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e estava em fase de acabamento com previsão de entrega no próximo dia 17/04, com um atraso de mais de um ano e 4 meses. Foram identificados vários problemas como: janelas com medidas menores e instaladas de forma errada, colocação não adequada de chuveiros e pias e por ser uma creche deveria ser toda térrea, mas foi feita em dois pavimentos tendo que sofrer alterações do projeto inicial para se adequar, entre outros problemas. A Creche Profª Antonieta Barros já estava em funcionamento há duas semanas e também foram identificados problemas como: pisos já soltando, janelas com medidas menores, entre outros. Na UPAsul também foram identificados problemas como infiltrações e problemas na estrutura. Foi confeccionado um relatório dos problemas identificados que será apresentado pelo OSB-Florianópolis aos órgãos de controle institucional e ao executivo para buscar soluções.
“Está capacitação foi de fundamental importância para o OSB-Jequié, pois o município está em fase de licitação de duas creches na Cidade Nova e no Curral Novo com investimentos de mais de 4 milhões. O objetivo agora é buscar voluntários, principalmente estudantes de engenharia e técnicos de edificação, para aplicar o que foi aprendido e evitar através do controle social as mesmas falhas encontradas nas creches de Florianópolis”, relata o presidente do OSB-Jequié.