segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Deputado quer todos caixas eletrônicos com função para depósito

Resultado de imagem para caixa eletronico


“As instituições bancárias instalaram milhares de terminais eletrônicos de autoatendimento para desburocratizar as transações bancárias, mas o serviço, principalmente de depósito, deixa muito a desejar, com filas constantes e muitas reclamações”, analisa o deputado estadual Zé Cocá (PP), que elaborou projeto de lei visando resguardar e proteger os consumidores dos serviços bancários. A proposição apresentada pelo parlamentar obriga as instituições financeiras localizadas no Estado da Bahia a disponibilizarem a função para depósito em todos os caixas eletrônicos, e quantidade suficiente de envelopes para realizar a transação, inclusive nos fins de semana e feriados. 

“Rotineiramente as áreas de autoatendimento das agências estão sempre lotadas com filas grandes e tempo de espera que passa dos limites previstos em lei, prejudicando os usuários”, diz o parlamentar. Ele entende que a obrigatoriedade da função de depósito em todos terminais eletrônicos vai eliminar essas dificuldades.

De acordo com o projeto, a instituição que deixar de cumprir as disposições contidas nesta lei será punida com multa de cinco salários mínimos vigentes, e de dez salários a cada reincidência. Prevê o projeto que o pagamento da multa em caso de reincidência não impede medida administrativas ou judiciais, e ainda que os valores arrecadados serão revertidos ao órgão de defesa do consumidor que a aplicou as multas.