quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Jequié: CRE-TEA - Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.




O vereador Jackson Roberto (Beto de Lalá), através da indicação 377/2019, esta pleiteando junto ao governo estadual por meio da sensibilidade da primeira-dama Aline Peixoto e o deputado Euclides Fernandes,  a instalação em Jequié do  Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é está oferecendo à comunidade um serviço especializado as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Sua missão é assistir as pessoas com transtornos do espectro autista de forma interdisciplinar e humanizada, possibilitando a criação de um espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual, favorecendo a integração e socialização. Também presta apoio aos seus familiares no desenvolvimento do cuidado a pessoa com TEA. Além disso, tem propósito capacitação de profissionais voltados ao atendimento desses pacientes aqui em Jequié.

De acordo com o vereador Beto de Lalá, o centro conta com salas repletas de brinquedos que mexem com os sentidos e com a sensibilidade das crianças, como a Sala Corpo e Movimento e a sala Neurossensorial.

O Centro contará com equipe multiprofissional, composta de assistentes sociais, educador físico, enfermeiro, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogos e terapeutas ocupacionais.