Zona rural da região de Florestal está sem sinal da Vivo há 30 dias

cabeçario

Visite nosso Instagram

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Entrevista: Guga Figueredo, um jovem promissor



O jovem político Gustavo Alves Figueredo, 22 anos, estudante do curso de direito é o entrevistado do BZM na edição de nº 40 neste mês de agosto de 2019. Defensor do movimento “Não a Corrupção”, ele participa desde 2014 de movimentos políticos em prol de melhorias para o Brasil e principalmente Jequié. Numa luta constante em defesa dos direitos civis, lutar é uma ação constante na vida de Guga. O mesmo vem ganhando apoio da juventude com sua bravura e suas propostas nas áreas de Educação, Saúde, Esporte e cultura.

BZM: Guga, você acredita que na política de Jequié há espaço para uma pessoa jovem e promissora como você?

Guga Figueredo: Jequié é uma terra promissora, tem tudo para se tornar um pólo regional, pode agregar interesses dos 26 municípios vizinhos criando oportunidade de negócios, basta o poder público em parceria com o setor privado e o terceiro setor unir forças para alavancar o desenvolvimento. Para isso, precisa de um gestor visionário que saiba buscar essas parcerias.

BZM: Você era filiado ao DEM, agora filiou-se ao PSD que, em Jequié apóia o pré-candidato a prefeito Alexandre Iossef. Qual a razão da mudança?

Guga figueredo: Fui candidato a vereador em 2016 pelo Partido Democrata (DEM). Entretanto, fiquei muito tentado com o convite do nosso pré-candidato a prefeito em 2020.
Alexandre Iossef, que é apoiado pelo deputado federal Antonio Brito. Temos planos políticos em comum, como a criação de um grande Centro Oncológico (minha Prioridade) de Jequié, que visa, além de tratar, apoiar pacientes com câncer e seus familiares, evitando seu deslocamento para outros centros e, esta parceria me oferece condições de efetivar o projeto.

BZM: Em quais outras áreas pretende atuar?

Guga Figueredo: Nosso município nunca teve tanto dinheiro no setor educacional como então. O legislador tem que fiscalizar, apurar as denúncias e ajudar o executivo na destinação dos recursos; a despeito dos precatórios, na ordem de R$ 250 milhões.

BZM: A prefeitura aumentou o número de ambulâncias para atender os pacientes de Tratamento Fora de Domicílio-TFD. Quais são suas propostas para a área da Saúde?

Guga Figueredo: Quando eu digo que Jequié é uma cidade promissora é visando que aqui seja um centro independente em todas as áreas, até porque somos um centro universitário que oferece vários cursos ligados à saúde, a exemplo da Uesb que neste ano de 2019 comemora 10 anos da implantação do curso de medicina e já entregou quatro turmas de médicos ao mercado de trabalho... Na Saúde precisamos fortalecer as nossas Clinicas e Unidades de Saúde com a realização de exames de média e alta complexidade para que nossos munícipes não precisem sair para outros centros, principalmente as pessoas mais carentes. Pensando nisso firmei parceria com o deputado Antonio Brito pois tem experiência em trazer recursos de Brasília. Ele trouxe o segundo maior hospital para Jequié, hoje temos um Centro de Reabilitação que atende mais de 1.500 pessoas mensalmente.
Minha pretensão é lutar por mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em Jequié.  A do Cansanção já está pequena para atender a população jequieense, precisamos de uma no Jequiezinho e outra no Amaralina/Algarobas.

BZM: Para um jovem de 22 anos você tem muitas ambições... O que pensa para a área da cultura e para a população jovem de Jequié?

Guga Figueredo: Os jovens no Brasil quando querem fazem, somos co participantes de grandes lutas. Em 1980 sairam às ruas com a cara pintada e pediram o impeachment do presidente Fernando Collor. Eu sou parte de uma juventude que não admite corruptos. Liderei em Jequié um grupo que mobilizou a população para o impeachment da presidente Dilma Yousef e também lutamos pelo afastamento da ex prefeita Tânia Britto. Portanto, tenho várias propostas, a exemplo da revitalização das Velas Culturais, implantação de ciclovias, criação da praça universitária próxima à UESB por entender que somos pólo universitário.

BZM: Acrescentaria algo mais às suas propostas?

Guga Figueredo: Agradeço ao BZM e reafirmo minha pré-candidatura para vereador em 2020. Sou jovem mas consciente das responsabilidades e do esforço que preciso realizar. Embora a preparação seja constante, me sinto mais preparado e  mais qualificado, a luta é contínua. Só para ressaltar, o segundo pedido de impeachment do prefeito Sergio da Gameleira foi de minha autoria, quero uma Jequié próspera e que dê orgulho para nosso povo.