quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Posto Médico USF do distrito de Itaibó invadido por sem teto e população sem atendimento





Isso mesmo. Um leitor do BZM enviou estas imagens  Posto de Saúde Raimundo Cezário da Costa. De acordo com o internauta, a unidade está desativada há mais de 10 anos, encontra-se totalmente abandonada, com isso a população local vem sofrendo para receber atendimento médico, pois tem que se deslocar para o distrito vizinho, Córrego de Pedras (Ipiaú), onde muitas das vezes não consegue atender a própria comunidade.
O BZM procurou o secretário de saúde de Jequié Vitor Lavinsky  perguntando se esta informação procedia. Prontamente o secretário enviou esta mensagem a nossa redação. “Sim. Procede. Posto de saúde abandonado, prédio próprio, há mais de 10 anos. Já licitamos a obra de reforma, iniciaremos a reforma na próxima semana, inclusive estou indo lá hoje (08.out.2019), com a empresa que ganhou a licitação. Atualmente o posto funciona numa casa residencial, sem as mínimas condições. Estou correndo contra o tempo para devolver a dignidade as pessoas que moram nos distritos. Já iniciamos a reforma de 4 postos de um total de 07 que serão reformados na zona rural até dezembro. (Cachoeirinha- 90% concluído, será PSF, Barragem de pedras - 100% concluído a reforma, aguardando mobiliários e equipamentos chegarem, já compramos, Baixão - 90% da obra concluída, Boacú - 95 % da obra concluída, Campo largo e Itaibó - iniciaremos a reforma na próxima segunda feira - previsão de conclusão em dezembro, e barra avenida, iniciaremos a obra em novembro, com prazo estimado de conclusão em dezembro de  2019”, .concluiu.
O vereador Soldado Gilvan Líder da minoria na Câmara de Vereadores informou a veracidade do abandono “Eu falei sobre isso na sessão passada (08.out.2019) Uma vergonha! Essa Unidade de Saúde da Família USF, foi construída e equipada na Gestão Roberto Britto. A vergonha é ainda maior quando você atravessa uma "pinguela" ( Ponte pequena) há mais ou menos 100 metros e, do outro lado, no Povoado de Córrego de Pedras, que pertençe a cidade de Ipiaú você encontra logo de frente uma Creche Municipal e um PSF novinho e equipado atendendo o povo”, contou.