quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Família denuncia morte de bebês na Santa Casa de Jequié




A família de Marta Oliveira Santos denunciou ao BZM a situação de desespero vivenciada durante o dia de hoje 07.nov.2019, na Santa Casa de Jequié. Em menos de um ano a família sofre  com a morte  de dois bebês na única maternidade pública de Jequié.
Segundo a tia da parturiente, Tânia dos Anjos, desde segunda-feira 04.nov.2019, que a sua sobrinha está indo e voltando para a Santa Casa de Jequié. Por fim, nesta última quarta-feira 06.nov.2019, o último dia do pré-natal da moça grávida no  posto de saúde Isa Borges no KM III, a enfermeira encaminhou a mesma para internamento. Atendida na Santa Casa, a mãe grávida realmente necessitava de cuidados especiais, motivo pelo qual ficou no hospital. Hoje, 07.nov.2019, pela manhã, a parturiente foi levada ao centro médico para uma cesariana, já na banca de cirurgia a mesma foi retirada em decorrência de uma emergência (explicação dada pela equipe)  de outra paciente em estado grave.
Enquanto isso, Marta de Oliveira que aguardava pacientemente pela cesariana, e, de acordo com um exame realizado às 15h foi informada que seu bebê estava bem. Mas, a demora foi longa e o bebê que já estava sofrendo não suportou e, às 17h, a jovem mãe e família recebem a triste notícia da morte do bebê no ventre materno. A mãe, inconsolável chora a perda do seu filhinho, ansiosamente aguardado por nove meses.
Desesperados e sem entender por que a situação de Marta, tal qual aquela que a retirou do centro cirúrgico também não foi considerada uma urgência, O BZM foi  procurado por familiares que temem também pela vida da mãe, visto que até as 22h:30 deste dia a pacienta ainda está aguardando cirurgia para ser retirado do seu ventre o filho desejado.
Este é o segundo caso de morte de bebê dessa família na Santa Casa de Jequié.  No dia 14 de abril a prima de Marta, Greice Santos Anjos também perdeu seu bebê devido a demora em fazer uma cesariana, a equipe médica deixou, segunda a tia Tânia dos Anjos, o útero “dobrado” fato que ocasionou o mau funcionamento do rim ocasionando outros problemas que culminou com a perda do útero e o ovário de Greice Anjos.
O BZM entrou em contato com a assessora da Santa Casa de Jequié mais até o fechamento desta matéria não obteve resposta.