quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Sancionada Lei Municipal que cria e organiza o Calendário de Festas e Eventos

São João continua sendo a maior manifestação popular em Jequié          Foto: Zenilton Meira

03 PublicidadeFazendo parte das ações públicas de institucionalização do turismo local, buscando criar e organizar o Calendário de Datas Comemorativas, Festas e Eventos, no âmbito do município de Jequié, que são tradicionalmente levados a efeito na sede, povoado e distritos, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, elaborou um projeto de Lei que foi encaminhado para avaliação da Câmara de Vereadores, e aprovado durante a sessão realizada no dia 10 de dezembro, cuja sanção, pelo prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, ocorreu na quinta-feira, 19.
A Lei Municipal nº 2.108, disponível no Diário Oficial de quinta-feira, 19, colabora, ainda, para a identidade turística do município e, também, para o fomento do turismo de eventos em Jequié, a partir da organização, mensal, das festas já consolidadas. De acordo com o texto do diploma legal municipal, a Secretaria de Cultura e Turismo, após consulta ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), terá, como atribuição, promover a revisão anual dos eventos já inseridos no Calendário, que observará a regularidade das realizações, visando a consolidação do Calendário. A Lei dispõe, ainda, no seu artigo 5º, sobre os procedimentos formais para eventual inserção de novos eventos no Calendário Oficial.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, a criação e organização do Calendário de Festas e Eventos, em Jequié, bem definido como está, é de grande importância, notadamente para fins turísticos, porque estimula o aumento do fluxo de turistas no decorrer de todo o ano, promovendo a cidade e fortalecendo, portanto, a economia local. Já o diretor municipal de Desenvolvimento do Turismo, Ricardo Ferreira, entende que a criação e organização do Calendário, pela Prefeitura de Jequié, dialoga muito bem com a dinâmica do setor turístico, pois, sem um calendário devidamente organizado e monitorado anualmente, torna-se muito difícil para os turistas construírem os seus planejamentos de viagens.
Nas palavras do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, uma ação como essa, que foi proposta pela Secretaria de Cultura e Turismo, devidamente discutida com a sociedade civil, através do Conselho Municipal de Turismo, que após encaminhada à Câmara Municipal, foi aprovada, irá dinamizar ainda mais o setor turístico em Jequié, pois poderá servir de orientação aos que pretendem visitar a nossa cidade e também para a comunidade local, no sentido de que todos possam participar das festas e eventos que são realizados em nossa cidade, evitando coincidência de datas, sempre que isso for possível, e outros fatores adversos.
Confira a íntegra da Lei Municipal nº 2.108 que institui e organiza o Calendário Oficial de Festas, Eventos e Datas Comemorativas em Jequié: