segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Nova campanha de vacinação contra o sarampo é direcionada às crianças e jovens

Adicionar legenda

04 PublicidadeNo próximo dia 10 de fevereiro terá início a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo/2020. Deverão se vacinar crianças e jovens dos 5 aos 19 anos de idade, que nunca tomaram nenhuma dose ou têm registrado apenas uma, que tenham perdido o cartão de vacina ou que não lembram se estão com esquema vacinal completo. A vacina utilizada, a tríplice viral, previne contra o sarampo, rubéola e caxumba. O dia 15 de fevereiro foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o Dia D de Mobilização contra o sarampo e a imunização, em Jequié, acontecerá a partir das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde e nos Centros de Saúde do município.
Para ser vacinado é necessário que a pessoa ou seu responsável leve a caderneta/cartão de vacina e o cartão do SUS, para que seja avaliada sobre a necessidade de tomar a vacina tríplice viral ou, se for o caso, atualizar outras vacinas.
As estratégias de intensificação das ações de rotina são de extrema importância para ampliar a proteção da população e possibilitar a interrupção da circulação do vírus do sarampo no país. A Campanha ocorrerá em todos os 417 municípios do estado. Em 2020, na Bahia, já foram notificados 12 casos de sarampo. No ano de 2019 foram 757 notificações. Ao todo, desde o início do surto, em junho de 2019, até janeiro de 2020, foram confirmados 64 casos da doença. Fonte: Secom/Jequié.