Veja matéria no IGTV no rodapé da página sobre a Barragem da Pedra, que estará soltando cerca de 500m³/s de água até quarta-feira

Visite nosso Instagram

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Jequié Sustentável: Pré-candidato a prefeito Zé Cocá assina Carta Compromisso com 43 pontos programáticos do Partido Verde

Nesta segunda -feira, dia, dia 27, 19h, os dirigentes do PV local, Domingos Ailton, José Vicente, Emanuel Campos Silva (Tinho), Juliana Andrade e Luciano Medina participam da Live com Zé Cocá, que tem como tema Partido Vede (PV) na política de Jequié. Na oportunidade será lançado a Carta Compromisso dos Verdes jequieeenses, que contém 43 programáticos com propostas para diversas áreas da administração pública municipal, que será assinada pelo pré candidato a prefeito de Jequié, deputado estadual Zé Cocá (PP) como pacto por um município ambientalmente equilibrado, economicamente viável, socialmente justo e cultural diversificado. 

“Há 20 anos, o Partido Verde discute a realidade de Jequié e apresenta propostas para um município sustentável. Em 2000, por exemplo, os Verdes jequieenses lançaram o programa Jequié Terceiro Milênio, com ideias para a sustentabilidade no século XXI. Ao longo desse período, houve realização de seminários, encontros e reuniões com especialistas e atores da sociedade civil a fim de sempre alinhar o programa do partido às demandas do povo. Desse modo, o Partido Verde de Jequié, coerente com suas ideologias e responsabilidades, coloca-se propositivo a possível futura administração da cidade com este documento denominado Carta Compromisso do Partido Verde de Jequié”, afirma o escritor e jornalista Domingos Ailton, organizador do conjunto de propostas, que tem sido procurado por dirigentes do Partido Verde de vários municípios brasileiros interessados em conhecer o programa para adaptá-lo em suas localidades.

“Jequié, a Cidade Sol, pode ser referência para o Brasil em produção e utilização da energia solar”, diz o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, que ficou muito feliz em saber que o representante da legenda, vereador Emanuel Campos Silva (Tinho) foi o primeiro presidente de uma Câmara de Vereadores da Bahia a implantar a energia solar no prédio do legislativo. Além do benefício ambiental pelo uso de uma energia limpa está ocorrendo economia com recurso público. A conta de energia caiu de 4. 412, 23 (quatro mil e quatrocentos e doze reais e vinte e três centavos ) para 58, 71 (cinquenta e oito reais e setenta e um centavos). Os Verdes querem que placas solares sejam implantados em prédios públicos da Prefeitura de Jequié, que haja incentivo no sentido de atrair fábricas de produção de placas solares para o município e que moradores e empreendedores passem utilizar a energia solar. Outra sugestão é que Jequié tenha um parque eólico. A Bahia é responsável por 31% da energia eólica gerada no Brasil e o município tem potencial também para o aproveitamento desse tipo de energia, que gera emprego e renda.

A economia criativa é também apontada pelo documento do Partido Verde como geração de novos empregos. Fomentar um polo de produção audiovisual, editorial, de moda, de gastronomia e de peças artesanais que tenham por mote a identidade e a diversidade cultural jequieense é uma das ideias apresentadas.

Para o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, os Verdes jequieenses estão sintonizados a opinião de vários líderes políticos e empresarias do mundo, que indicam uma tendência de valorização da economia de baixo carbono e investimento em conservação e recuperação de áreas naturais. “Sem floresta não há água e sem água não tem vida”, pontua Penna, que destacou a importância do Partido Verde em elaborar do primeiro Plano Municipal Integrado do Brasil envolvendo dois biomas e um ecossistema: o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, Caatinga e a Mata de Cipó, com a parceria entre a Prefeitura de Jequié, a Fundação SOS Mata Atlântica, a ONU Meio Ambiente e a Associação Nacional dos Órgãos Municipais e Meio Ambiente (ANAMMA) e propor de ações que busquem a revitalização de rios da região.

O deputado Zé Cocá parabenizou o Partido Verde pela produção dos 43 pontos programáticos. “ Foi um trabalho muito bem feito, muito bem elaborado, muito bem discutido, com muitas ideias bastante interessantes”

Ascom do Partido Verde de Jequié

Nenhum comentário: