quarta-feira, 26 de agosto de 2020

APLB PROTOCOLA DOCUMENTO QUE COBRA DA GESTÃO MUNICIPAL ATUALIZAÇÃO DO PISO SALARIAL DOS/AS PROFESSORES/AS.



Nesta terça-feira (25), pela manhã, a Diretoria da APLB de Jequié compareceu a Secretaria Municipal de Governo para protocolar o ofício de Número 041/2020 que por mais uma vez, cobra a atualização do Piso Profissional Salarial do Magistério de Jequié. Além de ter sido encaminhado para o Prefeito do Município, foi também entregue uma cópia para o Presidente da CPN – Comissão Permanente de Negociação.

No documento contém as justificativas quanto a Lei Complementar 173/2020 (Aprovada para enfrentamento da Covid-19) e quanto a Legislação Eleitoral, que não impedem a instituição do Piso Profissional atual, sendo que o mesmo é estabelecido pela Constituição Federal, e regulamentado pela Lei 11.738/2008, cujo valor é atualizado no mês de janeiro de cada ano.

O Sindicato sugeriu três datas para realizar a reunião com a gestão municipal, sendo que pode ser remota ou não. A discussão sobre o Piso Salarial não pode ser mais adiada, é preciso o quanto antes resolver esse item da Pauta Econômica dos professores municipais de Jequié, que por falta de resposta por parte do Governo Municipal, têm convivido com o “achatamento” salarial porque os seus proventos estão sendo pagos com base no Piso de 2018.

“A categoria de professores municipais vem sofrendo prejuízos financeiros bastante significativos, pois em 2019 teve a Gratificação Regência retirada e, ainda, enfrentam a defasagem em seu salário devido o Piso inicial da Tabela do Magistério Municipal ser de 2018”, informa a Professora Caroline, Diretora da APLB – Sindicato de Jequié.

Nenhum comentário: