Setembro Amarelo: Instituto Mãos oferece Plantão Psicológico gratuitos

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Prefeito de Jequié realiza posse pro tempore das escolas do Sistema Municipal de Ensino



A Secretaria Municipal de Educação de Jequié  dar posse aos novos diretores e diretoras pro tempore das escolas do Sistema Municipal de Ensino, escolhidos pela primeira vez, e de forma democrática, através do voto de professores e funcionários que, há muitos anos, lutaram por uma maior representatividade nos espaços escolares. Participaram do momento o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio e várias autoridades.

Segundo informações, este tendo sido um compromisso de governo do prefeito Zé Cocá, a eleição simboliza um avanço para o setor educacional do município, que empossa quarenta novos gestores escolares, todos eles pertencentes ao quadro efetivo de professores, momento que se configura como uma conquista histórica para toda a comunidade escolar. No evento, que respeitou os protocolos de saúde para o enfrentamento da pandemia, a professora Therezinha Conceição Handan Sampaio, representando os empossados, fez a leitura do termo de posse.


“Um momento importante, até porque é uma luta histórica da APLB/Sindicato. Nós temos desde a nossa legislação e o nosso Plano de Carreira já previa isso, nós temos o Plano Municipal de Educação, que também reforçava essa necessidade, nós temos a LDB, nós temos o Marco Legal, que já formaliza que deve ser assim, porém o nosso município nunca cumpriu. É uma luta histórica! Participamos da Comissão que estava preparando as eleições, que é Pro Tempore, e ficamos felizes e participamos inteiramente e ativamente desse processo por entender que um dos processos que faz a escola ser democrática é a escolha dos seus representantes. Então é muito importante a comunidade ter esse sentimento de pertencimento e eles sabem que, a partir de agora, aquele gestor escolar foi uma escolha que ele também ajudou, ele formalizou, ele participou.”, disse a representante da APLB/Sindicato, Ângela Menezes.

“Nós estamos aqui, principalmente eu, professora Caroline, na representação do Conselho Municipal de Educação, que é um órgão consultivo, é um órgão deliberativo e, principalmente, um órgão que representa a instância democrática no Sistema Municipal de Ensino de Jequié. Percebemos que esta atitude do prefeito de Jequié, Zé Cocá, foi uma atitude bastante positiva com relação às mudanças na educação para que possamos fortalecer o ensino público em Jequié e esse fortalecimento também perpassa pela participação da comunidade escolar em poder escolher sua líder maior, seu líder maior, que é o gestor escolar, e no sentido de colocar em prática as diretrizes educacionais de forma participativa, de forma que a a comunidade escolar tenha consciência do que está sendo implementado na unidade escolar e que colabore, de fato, para que exista uma educação de qualidade em nosso município.”, disse a representante do Conselho Municipal de Educação, a professora Caroline Moraes.


“Estamos muito felizes em participar deste momento extraordinário, que mudará para sempre a educação no Sistema Municipal de Ensino de Jequié. A posse das novas diretoras e diretores, escolhidos por meio de uma eleição, é um passo importante pois torna a comunidade escolar protagonista para escolher quem vai gerenciar a escola e a escolha é sempre por quem melhor representa os docentes, os discentes, os funcionários, ou seja, toda a comunidade escolar agradece este grandioso momento único para a construção de uma escola mais democrática.”, disse a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.

“É o primeiro passo de muitos que daremos. Nós estamos oportunizando a comunidade escolar a participar de um processo que é deles, então acho importantíssimo isso: trazer a comunidade para se sentir dona da escola. E eu tenho certeza que, com esse novo pensamento, com essa nova discussão com a comunidade escolar, a educação vai avançar muito e que, nos próximos anos, o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) irá crescer muito, pois iremos trabalhar forte na Educação.”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.



Nenhum comentário: