DECEPCIONADOS E TRISTES, MORADORES RECLAMAM DA QUALIDADE DO ASFALTAMENTO DO AMARALINA, DIZ JORNALISTA

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 12 de março de 2021

AJECE – celebrou nesta quarta-feira (10), 27 anos de sua fundação

Antonio Carlos e Luzinete são felizes pela a fundação da AJECE


A Associação Jequieense de Cegos – AJECE – celebrou nesta quarta-feira (10mar21) 27 anos de sua fundação. A data foi lembrada e festejada através de Luzinete Maria, uma das fundadoras da entidade, durante entrevista concedida ao jornalista Souza Andrade (Jequié FM 89,7). Criada em 1994, a AJECE foi idealizada e funcionou na residência de Antônio Carlos e Luzinete. No dia 10 de março daquele ano, a entidade passou a funcionar em uma sala na antiga Creche Vovó Malvina, dando início a sua trajetória com a participação das professoras Edna Nunes e Yeda e seis alunos (Silvana, Joel, Valdir, Jaldo, Raimundo, Ernani- in memoriam). Antônio Carlos, que também foi professor, foi quem trouxe o braile para Jequié e ensinou as professoras Edna, Yeda e Yara.

Luzinete disse durante a entrevista que ela e Antônio Carlos tinham o sonho de tirar os deficientes de dentro de casa para vida social, já que ambos percebiam que muitos viviam a margem da sociedade. “As pessoas com deficiência visual vivam em casa, escondidos, como pessoas incapazes”, lembra.

Graças a esse trabalho, muitas pessoas ganharam autonomia e chegaram as universidades. Atualmente são assistidas mais de 180 pessoas, desde bebes até idosos. Com a colaboração de muitos parceiros o projeto continua crescendo sempre protagonista, pois, a AJECE é uma referência em inclusão social e educação inclusiva.


Nenhum comentário: