Zona rural da região de Florestal está sem sinal da Vivo há 30 dias

Visite nosso Instagram

sábado, 10 de julho de 2021

Entenda o critério adotado para a poda das árvores em Jequié

Poda realizada em 2014, na Avenida Santa Luzia


Segundo a prefeitura de Jequié, em nota enviada aos meios de comunicação de Jequié, o município  teve, ao longo dos anos, um plantio desordenado e sem manutenção de árvores nos espaços públicos, nos passeios, ruas e avenidas. Muitas espécies são inapropriadas para o ambiente urbano e, por isso, na época das chuvas mais intensas, elas acabam caindo, provocando danos na pavimentação, na rede elétrica ou, pior, gerando prejuízos à população. Com o objetivo de minimizar esses problemas, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura e Diretoria de Praças, Parques e Jardins, iniciou um trabalho preventivo de podas e supressões de árvores.

São priorizadas as podas e supressões de árvores condenadas ou que possam representar riscos de causar danos materiais ou que ofereçam ameaça às pessoas. Todas são vistoriadas, passando por uma avaliação criteriosa para que seja definido qual o serviço a ser executado: supressão, poda, ou se não é necessária nenhuma intervenção. A iniciativa deverá ser permanente e as chamadas “podas de formação”, que visam a formação das copas das árvores, vêm sendo feitas de acordo com cada espécie, sendo que em algumas, é necessária uma intervenção mais radical em função do estado fragilizado de saúde da planta.


De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, as podas estão sendo realizadas embasadas em notas técnicas da Diretoria de Meio Ambiente, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, e dada a quantidade de espécies inapropriadas e de árvores plantadas de forma inadequada, o trabalho deverá seguir de forma escalonada, indo de bairro em bairro, até que tenha sido executado, completamente.

“Na verdade, é um começar do zero. Como nos solicitou o prefeito Zé Cocá, estamos iniciando o processo das podas de formação, para que essas árvores consigam atingir uma copa saudável e, também, iniciando as vistorias para a identificação das que estão doentes ou condenadas. A depender do estado de saúde dessas plantas, algumas estão sendo extraídas e outras espécies, mais adequadas, estão sendo preparadas para ocupar esses espaços. Jequié nunca teve essa manutenção nas árvores existentes nos espaços públicos da cidade e não é um trabalho fácil, uma vez que une a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria de Serviços Públicos, que realiza a limpeza urbana e, ainda, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, via Diretoria de Meio Ambiente, que emite as notas técnicas.”, destacou Marfran Amaral, diretor municipal de Praças, Parques e Jardins.


Um comentário:

Contabilidade Pessoal disse...

De parabéns a prefeitura pelo belo trabalho que estar sendo feito