Zona rural da região de Florestal está sem sinal da Vivo há 30 dias

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 9 de julho de 2021

VARIANTE DE MANAUS CHEGA A JEQUIÉ



O município de Jequié está em estado de alerta, com a confirmação da detecção feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-Ba) da existência de variante de atenção SARS-CoV-2 em Jequié, em amostra de caso novo de Covid 19, notificado em junho. A informação foi divulgada pelo Núcleo Regional de Saúde Sul/Jequié a Secretaria de Saúde, por meio do Grupo de Trabalho de Covid-19.


A variante P.1 – “de Manaus” identificada, demanda atenção especial do poder público e da população, em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e maior gravidade do quadro clínico da Covid-19.

Além de Jequié, a variante P.1 – “de Manaus”, já foi identificada em mais 29 municípios de diferentes regiões do Estado, sendo que quase metade dos casos necessitou de hospitalização e mais da metade destes evoluíram para óbito (Comunicado de Alerta SESAB/SUVISA/CIEVS n.º 08 de 04/05/2021).

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo de Trabalho de Covid-19, da Vigilância Epidemiológica, informa que não há motivos para pânico, mas reitera a necessidade da manutenção do uso de máscaras, etiqueta respiratória, higiene das mãos, distanciamento social e, em caso de sintomas, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde para avaliação clínica, testagem e quarentena.

É recomendada, ainda, que a circulação não essencial de pessoas seja evitada, a fim de conter a propagação viral rápida dessa nova variante, haja vista a possibilidade de que a transmissão comunitária da P.1. já esteja estabelecida no município.

Nenhum comentário: